banner imprensa

BIBLIOTECA DO MUSEU IMPERIAL RECEBE A 34ª EDIÇÃO DO PROJETO FALE-ME DE PETRÓPOLIS

No próximo dia 28 de novembro, quinta-feira, às 14h30, a Biblioteca do Museu Imperial receberá Gerson Pereira Valle, presidente da Academia Petropolitana de Letras, para a 34ª edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. Desta vez, o tema do encontro será"D. Pedro II e 'seu' Petrópolis". A entrada é franca e aberta ao público.

SOBRE O CONVIDADO

Gerson Pereira Valle é formado em Direito pela faculdade Cândido Mendes e fez pós-graduações na França, Holanda e em Portugal. Durante dezesseis anos foi assessor jurídico da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Publicou diversos livros de direito, ficção e poesia, e possui mais de 500 títulos em periódicos brasileiros, franceses, austríacos e italianos, entre artigos, crônicas, poemas e contos. Em 2018, recebeu o notório reconhecimento do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura, do Instituto de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Petrópolis. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni e da Academia Petropolitana de Letras, onde exerce a Presidência desde 2017.

 

SOBRE O “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

O projeto é uma atração da Biblioteca do Museu Imperial, possui um público cativo e, a cada edição, atrai mais adeptos. Segundo a idealizadora Cláudia Costa, o sucesso do “Fale-me de Petrópolis” se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do encontro, possibilitando que os convidados sintam-se “em casa”.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II, que, no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

 

FALE ME NOVEMBRO OK

CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA RECEBE PALESTRA SOBRE ASTRONOMIA

No próximo dia 21 de novembro, quinta-feira, às 20h, a Casa de Cláudio de Souza, seccional do Museu Imperial, receberá a palestra “Os Objetos interestelares: visitantes de fora de nosso Sistema Solar” com Marcelo De Cicco, coordenador do Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana. O evento é gratuito e aberto ao público.

Marcelo De Cicco é astrônomo formado no Observatório do Valongo, pesquisador do INMETRO na divisão de Telecomunicações, especialista da área Sistema Solar pelo Observatório Nacional, atualmente coordena o projeto brasileiro cidadão cientista EXOSS de monitoramento de meteoros. Também faz parte do programa FDL/NASA, desenvolvendo pesquisas envolvendo o emprego de Inteligência Artificial na astronomia. Coordena a difusão da astronomia popular na cidade de Petrópolis, através do NAAP - Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana.

MUSEU IMPERIAL RECEBE NOVAS DOAÇÕES

Na última terça-feira, 5 de novembro, o Museu Imperial recebeu Sílvia Maria Pinheiro Grumbach e seu marido José Roberto Ponce Grumbach, tetraneto do visconde de Souto, para assinatura do Termo de Doação de itens pertencentes à família Souto.

Leia mais...

ACERVO DO MUSEU IMPERIAL PASSA POR INTERVENÇÃO DE RESTAURAÇÃO

Em virtude da exposição “D. Maria da Glória: princesa nos trópicos, rainha na Europa”, que será inaugurada no próximo mês de dezembro, o Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial está empenhado no tratamento das obras em papel que serão expostas.

Leia mais...