DAMI: NOSSO MUSEU, NOSSA HISTÓRIA!

Presente no Museu Imperial desde o ano de 2009, o Dami (Digitalização do Acervo do Museu Imperial) ganhou vida com o objetivo de disponibilizar todo o acervo do Museu Imperial na internet. Tudo isso graças ao desenvolvimento de uma base de dados que possibilita ao usuário/pesquisador o acesso tanto às imagens quanto ao conteúdo detalhado sobre cada uma.

O projeto já teve o patrocínio de algumas empresas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e, atualmente, conta com apenas duas pessoas contratadas pelo Instituto Brasileiro de Museus/Museu Imperial. Em outras palavras, para que o Dami atinja sua meta e disponibilize a totalidade de suas coleções de forma mais rápida são necessários investimento ou patrocínio de longo prazo. "Não existe trabalho de digitalização e documentação de acervos que se esgote. Os Museus sempre estão recebendo novos itens em suas coleções, assim como sempre estamos descobrindo algo sobre os objetos já existentes. Essa é uma atividade cíclica em qualquer museu", diz Muna Raquel Durans, coordenadora do Dami.DAMI 7

Ainda assim, a equipe segue digitalizando os acervos e formando o banco de imagens atualizado para atendimento dos pesquisadores que entram em contato diariamente com os setores de guarda de acervo - Arquivo Histórico, Biblioteca e Museologia. "O trabalho é grande, pois o acervo conta com cerca de 300 mil itens e ainda não atingimos nem 10% deste número. Por isso o foco principal, a partir de agora, é compor uma equipe fixa para que o trabalho de digitalização faça parte da rotina do Museu Imperial. Essa tarefa é fundamental para a complementação da pesquisa do acervo, possibilitando a criação de exposições e publicações, ou seja, ela deve ser encarada como atividade fim de qualquer museu e não como um projeto temporário", explica a coordenadora.

O objetivo é continuar inserindo novas coleções na base de dados, tudo para que os visitantes do site do MI possam, cada vez mais, ter contato com esse riquíssimo acervo. Entre as peças disponíveis estão documentos, livros, periódicos e demais objetos de arte e história.