MUSEU IMPERIAL TEM TEMA ESPECIAL NO “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

No próximo dia 25 de abril, a Biblioteca do Museu Imperial receberá o professor Pedro Paulo Aiello Mesquita para mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”. O evento, que acontecerá das 14h30 às 17h, é aberto ao público em geral e tem entrada franca.

O projeto, que prevê a realização de um bate-papo informal, abordará, desta vez, o tema "O Passado Industrial de Petrópolis". Nesse encontro, Pedro Paulo relembrará a história da indústria em nossa cidade.

Idealizado e promovido pela historiadora Cláudia Costa, o projeto “Fale-me de Petrópolis” faz parte da programação permanente da instituição. Segundo Cláudia, a biblioteca é o espaço ideal para o evento, já que alia a cultura ao dinamismo, possibilitando uma boa prosa.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II que, no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

SOBRE O PALESTRANTE: Pedro Paulo Aiello Mesquita é formado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2009) e mestre em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), autor do livro A Formação Industrial de Petrópolis pela editora Prismas (2014). É membro efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis desde 2018. Atualmente, leciona História na Rede Municipal de Petrópolis e na Rede Estadual do Rio de Janeiro, além de lecionar Língua Francesa na Aliança Francesa de Petrópolis.

Museu Imperial final