banner imprensa

CONHEÇA CLÁUDIO DE SOUZA E SUA CASA

A Casa de Cláudio de Souza, localizada na Praça da Liberdade, em Petrópolis, foi construída no final do século XIX. Doada ao Museu Imperial em 1956 por dona Luísa Leite de Souza, viúva de Cláudio de Souza, hoje a instituição é uma seccional do MI.

Além da edificação, foram doados livros, fotografias e demais objetos do escritor. Tais peças estão expostas nos diversos cômodos da casa, que se encontra aberta ao público de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com uma visita gratuita guiada. Dessa forma, os visitantes podem usufruir dos espaços e conhecer um pouco mais sobre a história do médico e dramaturgo.

Cláudio Justiniano de Souza nasceu em 1876, em São Roque (SP). Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e retornou para São Paulo, onde clinicou e lecionou na Faculdade de Farmácia.

Membro fundador da Academia Paulista de Letras em 1909, abandonou definitivamente a medicina em 1913, passando a dedicar-se às viagens pelo mundo e à literatura. Escreveu inúmeras peças teatrais, artigos e textos científicos. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1924, ocupou a cadeira de número 29. Presidiu a ABL por duas vezes, em 1938 e 1946.

A casa recebe atividades culturais e abriga as sedes do Instituto Histórico de Petrópolis, da Academia Brasileira de Poesia - Casa de Raul de Leoni, da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Petropolitana de Educação. Atrai visitantes que buscam apreciar suas belezas arquitetônicas, como os tetos decorados com pinturas artísticas e os azulejos portugueses.