banner imprensa

CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA RECEBERÁ MINICURSO DE AQUARELA

Durante o mês de julho a Casa de Cláudio de Souza receberá o Minicurso de Aquarela, ministrado pela professora Bia Penna.

Os encontros acontecerão às quartas-feiras, dias 3,10, 17 e 24. Duas turmas serão abertas com 20 vagas cada. A primeira turma das 9h às 11h, e a segunda, das 11h às 13h. A entrada é franca para qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade.

Cada participante necessita levar apenas o papel de aquarela de uso pessoal, gramatura mínima 300g. Caso o participante já tenha algum material de aquarela poderá utilizá-lo livremente em aula. Inscrições através do e-mail: eventosmuseuimperial@gmail.com

Neste Minicurso, a artista plástica Bia Penna propõe uma série de atividades com o objetivo de ensinar a técnica da aquarela e estimular a criatividade dos participantes.

No primeiro dia, 3/07, haverá a primeira experiência com a pintura em aquarela, e o aluno será estimulado a experimentar as mais diversas formas de pintar − serão apresentadas as principais técnicas.

Na segunda aula, no dia 10/07, o tema abordado será Perspectiva − muito útil para aqueles que desejam criar obras figurativas.

O terceiro encontro, no dia 17/07, traz o tema Pequenos Formatos − trabalhando com pequenos papéis, os alunos poderão criar várias pinturas ao mesmo tempo e explorar a delicadeza da técnica.

Encerrando o Minicurso, no dia 27/07, os Grandes Formatos serão trabalhados e uma nova perspectiva estará em voga, ou seja, um novo olhar para a técnica não habitualmente vista como própria para grandes formatos.

Com propostas de atividades instigam a criatividade, desafiam o fazer artístico e trazem novas ideias aos participantes, o aluno terminará o curso estimulado a continuar produzindo aquarelas.

Sobre Bia Penna

Beatriz Penna, natural do Rio de Janeiro é bacharel em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Possui certificado do curso Técnico de Design de Interiores, do Senac (2006), e também participou de alguns cursos de extensão na UFRJ: Forma, Composição e Estilo na História da Arte: Da Pré História ao Modernismo (2009); Arte Contemporânea (2008) e Arte no Brasil nos séculos XIX e XX (2007).

Desde 2001 ministra oficinas de pintura, desenho e aquarela em seu ateliê particular. Em 2014 começou a desenvolver um trabalho de oficinas gratuitas de aquarela no Museu Imperial, o que lhe rendeu uma divulgação muito ampla de seu trabalho. Atualmente, desde 2018, além das oficinas de aquarela abertas ao público, a artista aumentou sua participação com a comunidade, oferecendo minicursos gratuitos de arte na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial.

BIA FINAL