banner imprensa

BIBLIOTECA DO MUSEU IMPERIAL CELEBRA A COLONIZAÇÃO GERMÂNICA EM PETRÓPOLIS NA 29ª EDIÇÃO DO PROJETO “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

No próximo dia 27 de junho, às 14h30, celebrando os 174 anos da Colonização Germânica em Petrópolis, acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial a 29ª edição do Projeto “Fale-me de Petrópolis”, com a presença da Sra. Neyse de Aguiar Lioy, que contará a história da Bauernfest e suas tradições germânicas traduzidas, em especial, nos trajes de época.

SOBRE A PALESTRANTE

Neyse de Aguiar Lioy é grande especialista da cultura germânica, conhecimento adquirido através de seu trabalho como guia de turismo por mais de 30 anos na Europa, principalmente na Alemanha.

Atualmente, é embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro e participa ativamente da Bauernfest desde suas primeiras edições. Fundadora da categoria máster do Grupo Folclórico Bergstadt. Foi diretora cultural do Clube 29 de Junho. Membro de diversos conselhos, academias e institutos, todos eles ligados à Cultura.

Recebeu condecorações pelo seu empenho e trabalho em prol da preservação da cultura germânica em nosso país, com dedicação especial à cidade de Petrópolis.

SOBRE O “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

O projeto é uma atração da Biblioteca do Museu Imperial, possui um público cativo, e a cada edição, atrai mais adeptos. Segundo a idealizadora Cláudia Costa, o sucesso do “Fale-me de Petrópolis” se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do encontro, possibilitando que os convidados sintam-se “em casa”.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.