banner imprensa

30ª EDIÇÃO DO PROJETO “FALE-ME DE PETRÓPOLIS” ABORDA POETAS E ESCRITORES DA CIDADE

No próximo dia 25 de julho, às 14h30, a Biblioteca do Museu Imperial receberá o Professor Leandro Garcia para a 30ª edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. O tema do encontro será “Petrópolis – seus poetas e escritores”. A entrada é franca e aberta ao público.

Membro efetivo da Academia Petropolitana de Letras, Leandro Garcia é doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio e professor adjunto de Teoria Literária da UFMG. Pertence a variados grupos de pesquisa e, em suas atividades, atua principalmente em temas como: epistolografia, interdisciplinaridade, modernismo, cultura e comparatismo. É escritor e possui seis obras publicadas; ganhador de diversos prêmios e títulos, como o Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos em 2014 e o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura da Prefeitura Municipal de Petrópolis em 2016.

SOBRE O “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

O projeto é uma atração da Biblioteca do Museu Imperial, possui um público cativo e, a cada edição, atrai mais adeptos. Segundo a idealizadora Cláudia Costa, o sucesso do “Fale-me de Petrópolis” se deve ao envolvimento dos participantes e à informalidade do encontro, possibilitando que os convidados sintam-se “em casa”.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.