CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O FUNDADOR DO BLOCO CACIQUE DE RAMOS

No próximo dia 26 de setembro, quinta-feira, às 18h, integrando a programação do Museu Imperial para 13ª Primavera dos Museus, a Casa de Cláudio de Souza promoverá o lançamento do livro “O Patuá Tamarindo” de Paulo Guimarães. O evento é gratuito e aberto ao público.

“O Patuá Tamarindo” é um romance biográfico, baseado na vida de Bira Presidente, fundador e eterno presidente do bloco de carnaval mais tradicional do Rio de Janeiro: o Cacique de Ramos. Bira formou o grupo Fundo de Quintal, uniu talentos e projetou artistas. Isso tudo ao redor da Tamarineira que até hoje está na sede do Cacique de Ramos.

Com uma parte ficcional, o romance conta através de Irineu, um jovem escravo, e seu grupo de amigos, que se reunia em volta da mesma Tamarineira, a história do samba desde os seus prelúdios no século XIX, nas senzalas, nos batuques africanos em rituais religiosos, até a sua reafirmação na quadra do Cacique de Ramos, em meados do século XX.

Bira Presidente e a bateria do Cacique de Ramos estarão presentes para abrilhantar o evento.

SOBRE O AUTOR

Paulo Guimarães é jornalista. Ainda cursava a faculdade quando ouviu pela primeira vez sobre o Cacique de Ramos. Desde então foi repórter e colunista de música, política e comportamento, até se especializar em Economia nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, no Jornal do Commércio, foi editor e assinou a tradicional coluna De Olho no Mercado. Em 2011 foi convidado a escrever um roteiro de um documentário sobre Bira Presidente e o Cacique de Ramos. Sua ligação com o bloco deu origem a seu primeiro romance, “O Patuá Tamarindo”.