Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Oficina “Traços do Tempo”

publicado: 06/05/2025 14h11, última modificação: 06/05/2025 16h04

Estão abertas as inscrições para a oficina “Traços do Tempo”, que integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Museu Imperial.

A atividade será realizada em conjunto pelo Arquivo Histórico e pelo Laboratório de Conservação e Restauração, alinhando-se ao tema da edição deste ano: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.

Realizada em dois dias consecutivos, a oficina tem como objetivo refletir sobre as diferentes formas de registrar a memória, tanto individual quanto coletiva. Serão abordados registros de condutas, comportamentos sociais, vivências e hábitos, com ênfase nas transformações ocorridas ao longo do tempo.

1º dia: Os participantes terão contato com alguns itens originais do acervo arquivístico do Museu Imperial, em especial os Diarios do Imperador, que farão essa ponte entre a forma de registro do
século XIX e a atualidade, como as redes sociais, por exemplo.

2º dia: Será desenvolvida uma atividade prática em que os participantes trabalharão com a técnica de aquarela e serão convidados a transpor de maneira pictórica as impressões obtidas através dos hábitos e comportamentos vistos anteriormente. Será uma excelente oportunidade de deixar a criatividade fluir e expressar aquilo que cada um foi capaz de enxergar na véspera.

Oficina “Traços do Tempo” – 23ª Semana Nacional de Museus

Data: 15 e 16 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: Das 10h às 12h
Duração: 4 horas (dois encontros de 2h cada)
Locais:

  • 15/05 – Arquivo Histórico do Museu Imperial
  • 16/05 – Casa de Cláudio de Souza

Público-alvo: Participantes inscritos, a partir de 15 anos (até 10 vagas)
Materiais utilizados: Papel kraft, tinta guache e pincéis
Suporte: Acervo original e cópias de documentos selecionados

INSCRIÇÕES