Em atendimento à legislação eleitoral, a partir de 2 de julho, o Museu Imperial passará por uma adaptação temporária em sua divulgação. Por ser uma instituição federal, ligada ao Instituto Brasileiro de Museus, será necessário adequar suas mídias e materiais institucionais durante o período eleitoral.
A medida cumpre o disposto na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 11 DE ABRIL DE 2018 e no Ofício Circular nº 257/2022, do Ministério das Comunicações.
Toda e qualquer publicidade que esteja sujeita ao controle da legislação deverá ser ocultada, como filmes, vinhetas, vídeos, anúncios, painéis, banners, posts, marcas, slogans, impressos e qualquer material de natureza similar, que possua a logomarca da gestão atual do governo federal.
A adaptação temporária se dará nos meios físicos e digitais. Desta forma, os perfis do Museu Imperial nas mídias Instagram, Tiktok e Youtube continuarão ativos, porém com alguns conteúdos ocultados e comentários desativados. Já o perfil no Facebook ficará, temporariamente, desativado na plataforma.
O Museu Imperial continuará apresentando seus conteúdos e o público poderá interagir via mensagens privadas pelas redes ativas, ou se preferir, poderá entrar em contato através do endereço eletrônico mimp.faleconosco@museus.gov.br
As medidas seguem até o fim das eleições de 2022. Após esse período, todas as mídias serão normalizadas.