Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Arquivo Histórico


CONTATO

Telefone: (24) 2233-0327/2233-0315

E-mail: mimp.arq.historico@museus.gov.br

Falar com: Cléber Belmiro/Maria Celina Soares de Mello e Silva



ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Por e- mail: mimp.arq.historico@museus.gov.br (a resposta se dará dentro de 15 a 20 dias) 

Pesquisa presencial: segundas, quartas e sexta-feiras das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, terças e quintas das 9h30 às 12h. Agendar com, no mínimo, dois dias de antecedência pelo email: mimp.arq.historico@museus.gov.br ou pelos telefones (24) 2233-0327 e 2233-0315. Aguardar confirmação.


REPRODUÇÕES

Cópias digitais: o fornecimento de cópias digitais está condicionado às normas institucionais de aprovação e à avaliação do estado de conservação dos documentos. 


Frequentado por estudantes, historiadores e pesquisadores em geral, o Arquivo reúne hoje uma coleção que alcança cerca de 200 mil documentos originais. Ideal para estudiosos que estão produzindo teses acadêmicas, roteiristas de minisséries e novelas para a TV, cineastas, escritores e até cenógrafos de escolas de samba, o forte do Arquivo Histórico do Museu Imperial são os documentos do século XIX. Entretanto, dentro deste espaço também podem ser encontrados registros históricos que vão desde o século XIII até o início do XX.

Outra valiosa contribuição para a memória do país é o precioso conjunto de fotografias que recupera parte da história visual do Brasil, do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis desde o início da fotografia.

O acervo do Arquivo Histórico é constituído de documentos de caráter privado que, pela atuação política da maior parte de seus autores e destinatários, são significativamente importantes pela complementaridade ou elucidação que oferecem à documentação de caráter público conservada no Arquivo Nacional e no Arquivo Histórico do Itamarati.

Tais documentos abrangem principalmente o século XIX e o primeiro quartel do século XX e estão relacionados aos seguintes assuntos: Brasil Reino; Rio da Prata e América Espanhola; Brasil Império (primeiro e segundo reinados); fase inicial da República e assuntos relativos ao estado do Rio de Janeiro e à cidade de Petrópolis. Além desses, o acervo possui arquivos semipúblicos ligados à formação histórica do estado do Rio de Janeiro e, especialmente, da cidade de Petrópolis.