Contato para agendamento de atividades educativas
Telefone: (24) 98142-0030 ou (61) 3521-4455 (segunda a sexta de 9h às 18h)
Flávia Franchini
E-mail: mimp.educacao@museus.gov.br
Telefone e whatsapp: (24) 98176-0057
O Museu Imperial vista colaborar com os vários segmentos de públicos no processo ativo de construção do conhecimento sobre o período imperial, a sociedade oitocentista e a história da cidade de Petrópolis sob múltiplos aspectos, através do acesso a seu acervo e espaços.
ATIVIDADES EDUCATIVAS
Além de projetos permanentes, o Setor de Educação desenvolve atividades temáticas e projetos em apoio às exposições temporárias e itinerantes organizadas pelo Museu Imperial.
Importante
- Devido à grande procura, a visita deve ser agendada com antecedência
- Alunos de instituições de ensino agendadas, acompanhados pelos professores, recebem cortesia para a entrada no Palácio Imperial.
- Grupos de ONG e de projetos sociais também podem receber a gratuidade após análise do Setor de Educação, desde que agendados.
- Aos domingos e feriados o agendamento acontece sem a realização dos projetos, mas com a garantia da cortesia.
- O agendamento acontece somente por contato telefônico.
- Chegue na hora marcada para não prejudicar a próxima escola agendada Para dúvidas e esclarecimentos, faça contato por nossos telefones, whatsapp e e- mail.
- É importante que os alunos sejam orientados quanto à localização dos banheiros (próximo ao Pavilhão de Atendimento 20 Visitante) e sobre outros aspectos das instruções para a visitação enviadas no momento da confirmação da visita.
- Prepare sua visita ao Museu Imperial para que esse momento seja aproveitado o máximo possível!
- É ideal que atividades realizadas na escola, em diálogo com a visita ao Museu Imperial, sejam compartilhadas conosco pelo e-mail mimp.educacao@museus.gov.br
VISITAS NO PALÁCIO IMPERIAL
O percurso do Museu Imperial é percorrido com a participação de um membro da equipe do Setor de Educação narrando a história do Palácio da família imperial em Petrópolis, dados da vida cotidiana da elite oitocentista e o estímulo a questionamentos ao tipo de narrativa apresentada.
Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, grupos de ONG, grupos de projetos sociais, entre outros.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 16h. Necessário agendamento prévio. Agende sua visita
Duração: Entre 50 minutos e 1 hora.
Atendimento: Grupos de até 25 integrantes, acompanhados por 1 educador do museu.
Atenção! Não será permitida a entrada no Palácio Imperial de grupos de estudantes desacompanhados de seus professores ou membros responsáveis da comunidade escolar.
PROJETO PETRÓPOLIS
É uma ação desenvolvida durante as exposições temporárias que abordam a cidade. Integra o projeto, como ferramenta pedagógica, o periódico Almanaque de Petrópolis, utilizado durante a atividade no museu e pelos professores em sala de aula.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental de Petrópolis
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: Entre 50 minutos e 1 hora.
Atendimento: Grupos de até 25 integrantes, acompanhados por 1 educador do museu.
PROJETO DOM RATÃO (Atividade suspensa)
O teatro conta a história de Dom Ratão e sua família, que chegam a Petrópolis para uma visita no Palácio Imperial. Os personagens descobrem como vivia a família imperial, percorrendo os ambientes da residência e dialogando com as crianças. Após o teatro, as crianças são convidadas a vivenciarem, nas salas do museu, as observações e sensações experimentadas pelos ratinhos.
Público-alvo: Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora com a visita ao Palácio Imperial.
Atendimento: Grupos com, no mínimo, 20 integrantes e, no máximo, 45.
UM VERÃO NO PALÁCIO IMPERIAL (Atividade Temporariamente Suspensa)
Teatro de fantoches narra um dia na infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, filho de colonos alemães, que vêm visitar a residência do Imperador. Durante a visita são apresentados alguns objetos existentes no Palácio Imperial, em especial aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela. Dom Pedro 11 aparece na história em um de seus compromissos favoritos: cuidar da educação das filhas. Ao término da peça, as crianças são levadas a conhecerem as dependências do Palácio Imperial, identificando objetos e espaços apresentados pelos personagens.
Público-alvo: Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora com a visita ao Palácio Imperial.
Atendimento: Grupos com, no mínimo, 20 integrantes e, no máximo, 45
CAIXA DAS DESCOBERTAS: CANETA
Ao abrir a grande “Caixa das Descobertas”, os alunos desvendam a trajetória histórico- temporal de um objeto de uso comum: a caneta. No seu interior há quinze caixas contendo, cada uma, um tipo de instrumento de escrita e seus respectivos acessórios que podem ser retirados e explorados de forma dinâmica e lúdica. É possível experimentar todos os tipos, observando a época em que foram utilizados. Também é possível explorar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema. A atividade inclui a organização de uma linha do tempo em que a trajetória histórica do objeto, desde a sua origem até os dias atuais, é sistematizada.
Público-alvo: 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.
Atendimento: Máximo (25 integrantes).
CAIXA DAS DESCOBERTAS: CHAPÉU (Atividade Temporariamente Suspensa)
As transformações do chapéu encontram-se guardadas na”Caixa das Descobertas”. Os alunos são convidados a explorar uma história contida em dezesseis sacos com chapéus femininos, masculinos e acessórios que combinam com o seu uso. Acompanhando cada tipo de chapéu, há uma cartela com informações, imagens, curiosidades e passatempos sobre a sua criação. Todos os chapéus podem ser experimentados, observando-se a época em que foram utilizados. Numa linha do tempo, a trajetória 1o obieto, desde a sua origem até os dias atuais, é sistematizada.
Público-alvo: 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.
Atendimento: Máximo (25 integrantes).
BIBLIOTECA ROCAMBOLE
Rocambole é uma homenagem ao cachorrinho que pertenceu à princesa Isabel. Ele gostava de ouvi-la tocar piano e ficava por perto quando ela lia. Inspirada nessa relação da Princesa com os livros, a Biblioteca do Museu Imperial desenvolveu a biblioteca infantil com contação de histórias seguida por oficinas criativas voltadas para crianças, além do empréstimo de livros (Atividade Temporariamente Suspensa). A Biblioteca Rocambole tem como objetivo incentivar a leitura, experiência prazerosa, por meio de atividades criativas que contribuem para a difusão da literatura infanto-juvenil.
Público-alvo: Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a obra trabalhada.
Horário: Terças, quintas e sábados, às 14h30, segundo a programação divulgada. Necessário agendamento prévio para escolas, nas atividades durante a semana.
Não é necessário agendamento aos sábados, mas será necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável.
Duração: 1 hora
Atendimento: Terças e quintas-feiras – Mínimo de 10 integrantes, no máximo de 25 integrantes.
Sábados – Mínimo de 1 integrante, no máximo de 10 integrantes.
OS JARDINS DO PALÁCIO IMPERIAL
projeto propõe “uma aventura educativa nos jardins de d. Pedro I” com uma visita pelo espaço baseada num mapa através do qual é possível identificar : aprender sobre as variadas espécies da flora e da fauna presentes. Durante o passeio interativo, as crianças aprendem a história dos jardins que cercam o Palácio Imperial e de algumas árvores ali presentes.
Público-alvo: Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Horário: Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora (Nesta atividade não há a visita orientada ao Palácio Imperial).
Atendimento: Mínimo 10 integrantes, máximo 25 integrantes.
COMO AGENDAR SUA VISITA
- Para o primeiro semestre do ano, a agenda abre na segunda quinzena do mês de dezembro do ano anterior. Para o segundo semestre do ano, a agenda abre na 2 quinzena de junho do mesmo ano.
- Entre em contato com o Setor de Educação do Museu Imperial através dos números (61) 3521-4455 ou (24) 98142-0030 (de segunda a sexta das 8h às 18h).
- Não realizamos agendamentos por e-mail ou whatsapp, somente pessoalmente ou por telefone.
- Em caso de desistência ou imprevisto, contate a equipe do Museu Imperial com antecedência.
- Após a visita, o Setor Educativo fará contato pelo número de whatsapp fornecido no momento do cadastro solicitando uma avaliação. Sua contribuição honesta é fundamental para o aprimoramento dos trabalhos.