Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Análise científica de obras do acervo acontece no Museu Imperial

publicado: 07/04/2025 16h55, última modificação: 07/04/2025 16h55


O Museu Imperial está recebendo, a partir de hoje, a equipe do Laboratório Móvel do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para a realização de um trabalho de investigação científica em algumas obras do acervo. 

A atividade acontece no Pavilhão das Viaturas até o dia 11 de abril e será aberta ao público, durante o período de visitação, permitindo que os visitantes acompanhem todo o trabalho. Será possível observar os métodos de análise científica aplicados às obras de arte, os instrumentos em operação, além de interagir com os pesquisadores para esclarecer dúvidas sobre o processo. 

O Laboratório Móvel foi criado em parceria entre o IFRJ e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), possibilitando a análise in loco de pinturas e outros acervos museológicos por meio de equipamentos de alta tecnologia. Entre as técnicas empregadas, está um instrumento capaz de realizar uma espécie de “radiografia” da distribuição dos pigmentos na pintura, revelando detalhes sobre a paleta de cores e o processo criativo do artista. 

Nesta ação, serão analisados itens do acervo do Museu Imperial, incluindo a pintura “D. Pedro II menino” (1830–1832), de Arnaud Pallière. As investigações ajudarão a aprofundar o conhecimento sobre a obra e seu processo de criação.