Anuário do Museu Imperial – nova fase – volume 3

publicado: 28/06/2023 14h02, última modificação: 28/06/2023 14h53

Faça o download em PDF!

O Anuário do Museu Imperial chega ao terceiro número de sua nova fase ingressando na mais importante lista de periódicos científicos do país.

O Qualis Capes é um mecanismo de classificação da produção científica veiculada nos periódicos dos programas de pós-graduação das diversas áreas do conhecimento em atividade no Brasil. Integrado à Plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), o Qualis Capes avalia a produção científica nacional por meio de critérios definidos por equipes de consultores oriundos de cada área de conhecimento e aprovados no âmbito do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). A cada três anos, o Qualis Capes disponibiliza uma classificação com base nos indicativos de qualidade previamente definidos, oferecendo um verdadeiro retrato da produção científica nacional.

Assim, vale dizer que a edição avaliada positivamente pelo Qualis Capes foi o primeiro número da nova e atual fase do Anuário do Museu Imperial, referente ao ano de 2020 e publicado em 2021, após três décadas de interrupção desta importante publicação seriada.

Para nós, do Museu Imperial, o muito bem-vindo reconhecimento da comunidade acadêmica representa o alcance de um dos objetivos da instituição, pois figurar na bibliografia dos cursos de pós-graduação do país é motivo de orgulho para os profissionais da Casa, especialmente da equipe da Área de Pesquisa, coordenada pela historiadora Alessandra Bettencourt Fraguas, responsável pela publicação.

Mas, o Anuário do Museu Imperial — nova fase pretende alcançar um público ainda mais amplo, oferecendo uma gama plural de opções de leitura, produzindo e estimulando a construção de conteúdo a partir da livre reflexão no âmbito das humanidades. U m convite para o necessário exercício de busca do conhecimento.

Que as outras edições do Anuário do Museu Imperial — nova fase possam receber o mesmo acolhimento por parte do público leitor e da comunidade acadêmica nacional.

Maurício Vicente Ferreira Júnior
Diretor do Museu Imperial – Ibram – MinC