Bicentenário de nascimento da imperatriz d. Theresa Christina

publicado: 14/03/2022 14h40, última modificação: 05/09/2022 12h46

O Museu Imperial celebra o bicentenário de nascimento da imperatriz d. Theresa Christina, terceira imperatriz do Brasil.
Nascida em 14 de março de 1822, na cidade de Nápoles, a princesa d. Theresa Christina casou-se com dom Pedro II e, no Brasil, com apenas 21 anos, tornou-se imperatriz.

Apesar de ter recebido uma educação formal e demonstrar publicamente ser uma pessoa discreta e pacífica, a imperatriz era uma mulher de personalidade forte e intelectualmente envolvida com diversas áreas.
Em sua trajetória, afeiçoou-se ao Brasil e teve papel importante na história do Segundo Reinado brasileiro.

Atualmente, o Museu Imperial é o acervo brasileiro que reúne o maior conjunto documental e iconográfico sobre d. Theresa Christina e, no decorrer do ano, continuará celebrando o bicentenário da terceira imperatriz do Brasil.

Leia a íntegra do texto produzido pelo Setor de Pesquisa do Museu Imperial sobre o Bicentenário da Imperatriz d. Theresa Cristina.