Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Fale-me de Petrópolis edição nº 48

publicado: 09/05/2024 16h16, última modificação: 09/05/2024 16h35


No mês de maio, o “Fale-me de Petrópolis” acontecerá no dia 16, próxima quinta-feira, e receberá as professoras e pesquisadoras Jaqueline Vieira de Aguiar e Patrícia Regina Cavaleiro Pereira, organizadoras do livro “Estudos Epistolares Oitocentistas: Perspectivas Brasileiras”, publicado em 2023, pela editora Diálogos.   

O evento incorpora o contexto da Semana Nacional de Museus (SNM) para discutir sobre “Museus: Educação e Pesquisa”, tema proposto para a SNM pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). 

Na ocasião, as convidadas apresentarão a palestra “Museus e Pesquisa: reflexões a partir do acervo do Museu Imperial – uma conversa com as organizadoras do livro ‘Estudos Epistolares Oitocentistas: Perspectivas Brasileiras’”, para compartilhar a experiência de pesquisas realizadas em museus, particularmente, no Museu Imperial e divulgar o livro.  

A obra reúne textos com fontes pertencem ao acervo do Museu Imperial, é um livro digital que pode ser baixado gratuitamente no site da editora.  (https://www.editoralupa.com.br/livros/dialogos/estudos-epistolares-oitocentistas-perspectivas-brasileiras)  

O encontro é aberto ao público e acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial às 14h30.   

Sobre o Fale-me de Petrópolis:  

O “Fale-me de Petrópolis” é desenvolvido, desde 2016, na Biblioteca do Museu Imperial, mensalmente, entre março e novembro. Tem como objetivo tratar de questões relacionadas à memória e à história de Petrópolis, permitindo a interação entre o público e o/a palestrante convidado (a). Prestes a completar a 50ª edição, o projeto, criado pela historiadora Claudia Maria de Souza Costa, e, atualmente, sob a organização da Área de Pesquisa, tem contribuído para a divulgação do acervo do Museu Imperial e, particularmente, para a democratização e a popularização do conhecimento.  

Sobre as convidadas:  

Jaqueline Vieira de Aguiar  

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020); mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (2012); especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2004); graduada em História pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos – MSB (2002); Professora de História da Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC/RJ desde 2008. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Instituições, Práticas Educativas e História – CNPq/UERJ; autora do livro “Princesas Isabel e Leopoldina: Mulheres Educadas Para Governar” (2015) e de vários outros livros e artigos científicos publicados em revistas e periódicos.  

Patrícia Regina Cavaleiro Pereira  

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, é bacharel e licenciada em Letras (Português/Francês) pela mesma instituição. Desde 2008, vem se dedicando aos estudos epistolares. Em 2012, defendeu a dissertação “‘Há muito tempo que não te escrevo…’: reunião da correspondência alencariana (edição anotada)”.  

SERVIÇO   

Evento: “Fale-me de Petrópolis” – Edição de maio – 22ª Semana Nacional de Museus;   
  
Data: 16 de maio de 2024 (quinta-feira);   

Horário: 14h30;  

Local: Biblioteca do Museu Imperial / Capacidade: Aproximadamente 50 PESSOAS;  
  
Tema: Museus e Pesquisa: Reflexões a partir do acervo do Museu Imperial – uma conversa com as organizadoras do livro “Estudos epistolares oitocentistas: Perspectivas Brasileiras”;   

Convidadas: Jaqueline Vieira de Aguiar e Patrícia Regina Cavaleiro Pereira;   

Mediadores: Alessandra fraguas e Fabiano Cataldo;   

Público-alvo: interessados em geral, pesquisadores, professores, alunos do ensino médio e superior, historiadores, turismólogos, membros das academias locais (APL, IHP), escritores e profissionais do campo literário e museal;  

 Investimento: gratuito;  

 Não há necessidade de inscrição prévia;  

 Certificado: apenas para as palestrantes;