Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Lançamento do terceiro volume do “Anuário do Museu Imperial – nova fase”

publicado: 23/06/2023 13h00, última modificação: 08/09/2023 15h19

No dia 28 de junho, próxima quarta-feira, o Museu Imperial lançará o terceiro volume do Anuário do Museu Imperial-nova fase.   

O lançamento será às 14h30 e contará com palestra de Pedro Karp Vasquez, autor de um dos textos da publicação, que falará sobre sua relação com o Museu Imperial, em especial, com a biblioteca da instituição, iniciada na década de 1980.

O pesquisador realizou a doação de parte de seu acervo ao Museu Imperial, um conjunto que abrange obras de referência sobre a História do Brasil, além de livros de fotografias e artes visuais.  

Aberto ao público, o evento será realizado na Biblioteca do Museu Imperial, espaço escolhido em referência à relação de Vasquez com o local e ao Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado no sábado seguinte, 1º de julho.  

Os interessados poderão adquirir exemplares do “Anuário do Museu Imperial-nova fase” durante o evento e na loja do Museu Imperial, pelo valor de R$ 45,00; e, para democratizar o acesso e divulgar amplamente a publicação, a versão digital será disponibilizada em formato PDF aqui, no site do Museu Imperial.   


Sobre o “Anuário do Museu Imperial-nova fase”:   

O Anuário do Museu Imperial é uma das publicações acadêmicas mais perenes, cuja primeira edição remonta ao ano da criação do Museu Imperial, em 1940.   

Em sua nova fase, retomada em 2020, a edição do periódico ficou sob coordenação da Área de Pesquisa do Museu Imperial, tendo, atualmente, como responsável, a historiadora Alessandra Fraguas.  

O periódico tem o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela equipe técnica do Museu Imperial, assim como promover o intercâmbio com o meio acadêmico, representando um importante espaço para a difusão da produção do conhecimento, nas áreas da História, da Museologia, da Arquivologia, da Biblioteconomia e afins; ressaltando a interdisciplinaridade e o constante diálogo com pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.  

Recentemente, o “Anuário do Museu Imperial-nova fase” obteve relevante reconhecimento acadêmico, marcado pela classificação no Qualis Capes, importante indicador da produção científica nacional. 


Sobre o convidado:  

Pedro Karp Vasquez é escritor, tradutor, fotógrafo, curador e administrador cultural. Formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, Paris. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. É autor de 30 livros e editor de literatura brasileira na Editora Rocco. Como administrador cultural, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte e do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi também diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói.