Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Mostra de obras na Biblioteca do Museu Imperial

publicado: 21/03/2024 17h09, última modificação: 02/04/2024 11h23


O Museu Imperial apresenta, a partir de hoje, 21 de março, a mostra “Petrópolis na Biblioteca do Museu Imperial”. A exibição conta com uma criteriosa seleção de obras pertencentes às coleções Cláudio de Sousa, Paulo Geyer e Lourenço Luiz Lacombe.   

A ação é realizada pela Biblioteca do Museu Imperial, alinhada à missão da instituição em comemorar o aniversário da cidade.   

A seleção dos livros foi pensada para ir além do conteúdo textual, abrangendo também aspectos físicos singulares dos exemplares. Livros com dedicatórias, marcas de uso e outros sinais de interação pessoal foram especialmente valorizados, pois esses elementos conferem um caráter único a cada exemplar, envolvendo-os em uma aura distinta e profundamente humana.  

Ao visitar a mostra, o visitante terá uma experiência enriquecida ao ver os exemplares originais mantidos no acervo da biblioteca. Cada livro com suas histórias e memórias, apresentando a importância de valorizar o patrimônio cultural e o papel do Museu Imperial no compromisso de guardar e manter a memória da cidade.  

A mostra “Petrópolis na Biblioteca do Museu Imperial” está aberta ao público na Biblioteca do Museu Imperial, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. 

PRAZERES, Otto. Petrópolis, a encantadora. Ilustrações de Rian. Rio de Janeiro: Emp. Industrial/Editora “O Norte”, 1922. 141p. 20 cm. Coleção: Claudio de Souza. Museu Imperial/IBRAM

Dedicatória manuscrita à tinta ferrogáliga: “Ao Illustre escritor e grande amigo Claudio de Souza, Rian oferece as suas últimas garalúfas… Petrópolis, 27 -II – 23”

Anotação manuscrita à tinta ferrogáliga: “Rian é o pseudonymo de Nair Teffé Hermmes da Fonseca”.

Ao contrário dos demais dois exemplares da Biblioteca do Museu Imperial, incluindo um da coleção de Lourenço Luiz Lacombe, este é um único com capa colorida por desenho assinado pela própria Nair de Teffé. Seu verdadeiro nome era: Nair Hermes da Fonseca (1886-1981), mas também conhecida como Nair de Teffé.

ALMEIDA, José Nicolau Tinoco de. Petrópolis: guia de viagem. Rio de Janeiro. Typographia de L. Winter, 1885. 110p. 15cm. Coleção: Biblioteca do Museu Imperial/IBRAM.

É citado como uma das referências no artigo de Gilberto Ferrez, “Um passeio a Petrópolis em companhia do fotógrafo Marc Ferrez”, publicado no Anuário do Museu Imperial, v. 9, 1948, p. 25-42.