Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Museu Imperial participa da 20ª Semana Nacional de Museus

publicado: 13/05/2022 17h14, última modificação: 13/05/2022 18h02

Entre os dias 16 e 20 de maio, o Museu Imperial participará da 20ª Semana Nacional de Museus. O tema deste ano será o “O Poder dos Museus” e trará a importância do reconhecimento do papel dos museus na construção do futuro.


O poder dos museus está presente em ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios. 


Na edição deste ano, o Museu Imperial contará com atividades presenciais como palestras, oficinas e cursos, que serão oferecidos na Casa Cláudio de Souza e no Complexo do Museu.  


Abrindo a programação, a Feira de Troca de Livros seguirá do dia 16 ao dia 20 de maio, na biblioteca do Museu Imperial. Esta edição da Semana de Museus também contará com o tradicional Curso de Atualização de Guias, oferecido anualmente pelo Museu Imperial.  


A partir do dia 17, será incluída no circuito de visitação, a Mostra Comemorativa dos 200 anos da imperatriz d. Teresa Cristina, onde os visitantes poderão ver peças exclusivas relacionadas à imperatriz. Dentre elas, o Missal, Livro de Horas da Imperatriz, restaurado no Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial. Sobre a peça, a equipe responsável pela restauração disponibilizará no canal do MIMP, no YouTube (LINK NA BIO), um vídeo sobre o trabalho executado.  


Na quarta-feira, dia 18, será celebrado o Dia Internacional de Museus e a visitação ao Museu Imperial será gratuita. Na parte da tarde, será realizada a Oficina de Aquarela, com a professora Bia Penna, e o lançamento do livro “Pedro: o menino imperador”, da autora Ana Cristina Pereira Vieira. 
No dia 19, quinta-feira, a ação será destinada às crianças, com a contação de história do livro “Calu, uma menina cheia de histórias”. 


Ao final, a semana contará com a abertura da exposição “O olhar germânico na gênese do Brasil na Coleção Geyer”, que permanecerá na Ala Direita do Palácio Imperial de Petrópolis até agosto de 2022.

Confira a programação completa