Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Museu Imperial recebe a menina que conviveu com Cláudio de Souza

publicado: 23/10/2023 11h05, última modificação: 25/10/2023 16h02


Na próxima quinta-feira, dia 26 de outubro às 14h30, o Museu Imperial promoverá mais um “Fale-me de Petrópolis”.  A edição será em comemoração à data de nascimento do escritor Cláudio de Souza (20-10-1876) e apresentará o tema: Memórias: Minha infância com Claudio de Souza, com a convidada Clarisse Fonseca.  

O encontro integra parte da missão do Museu Imperial: de pesquisar e comunicar a memória e a história da cidade de Petrópolis; e está em sua 44ª edição, recebendo pessoas que, ao longo de um bate-papo, resgatam as memórias da cidade.  

 O projeto recebeu o nome “Fale-me de Petrópolis” devido a uma frase do imperador d. Pedro II que, durante o período de exílio, enviava cartas aos amigos e pedia notícias sobre a cidade que tanto amava. 

O evento é aberto ao público e acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial. Não é necessário agendamento ou inscrição. 

Sobre a convidada: Clarisse Fonseca, filha da funcionária da casa de Petrópolis de Cláudio de Souza conviveu diretamente com a família de 1944 a 1954, até o falecimento de Cláudio.  Suas memórias de infância com esse grande mestre da cultura influenciaram diretamente em sua vida. Em 1956 a casa foi doada ao Museu Imperial, mas Clarisse continuou a residir nela até 1969.