Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Oficina “Refletindo sobre Museus numa Perspectiva Decolonial” 

publicado: 29/02/2024 11h53, última modificação: 05/04/2024 10h49

No dia 15 de abril, segunda-feira, o Museu Imperial promoverá a oficina “Refletindo sobre Museus numa Perspectiva Decolonial”, ministrada pelas professoras Dr.ª Marcia Chuva (UNIRIO) e Dr.ª Jamile Silva Neto (Prefeitura de Maricá).  

O evento acadêmico será realizado das 10h às 17h, na Sala de Exposições do Pavilhão de Viaturas e aspira discutir acerca da decoleinidade em museus.   
  
A oficina “Refletindo sobre Museus numa Perspectiva Decolonial” é gratuita, presencial e direcionada ao público geral. Os participantes receberão certificado de participação.  

Mini-bio: Márcia Chuva é doutora em História pela UFF (1998) com pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2015). É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural do IPHAN.

Mini-bio: Jamile Silva Neto é licenciada, mestre e doutora em História pela Unirio. Pesquisa sobre a história do Brasil republicano com ênfase no patrimônio cultural brasileiro, nos intelectuais, na historiografia, no Museu Imperial e na memória do Brasil Império. Professora de história do município de Maricá.


Programação da Oficina:

10h – Sobre decolonizar museus: a experiência do projeto ECHOES e a parceria com o Museu Histórico Nacional – Márcia Chuva

10:30h – Sobre Historiografia, Patrimônio e Museu: Jamile Silva Neto

11h às 12h – Debate com o público.

12h às 14h – Intervalo para o almoço.

14h às 15:30h – Visita técnica à exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”

15:30h às 17h – Roda de conversa sobre decolonizar museus de história.

Inscrições encerradas