Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Programação especial

publicado: 29/11/2022 14h37, última modificação: 29/11/2022 14h52

Em comemoração ao aniversário de d. Pedro ll a biblioteca Rocambole divulga a programação no dia 3 de dezembro.

03/12 – Sábado

Hora do conto e oficina criativa

10h às 11h30min – Ação Educativa – Biblioteca Rocambole – Contação de história do livro “Nome, sobrenome, apelido”, de Renata Bueno, seguida de oficina criativa. Para crianças de 6 a 8 anos de idade (25 vagas).

Logo que as crianças aprendem o seu próprio nome, gostam de mostrar que o decoraram inteirinho. Mesmo que ainda não compreendam exatamente o significado desse gesto, é possível perceber como essa é uma questão importante e presente na vida delas, que vivem dando nomes, sobrenomes e apelidos às suas bonecas, bichos, brinquedos, amigos, desenhos…

Neste livro, quinze histórias curtas, escritas em prosa, falam sobre cachorros, gatos, homens e mulheres e suas várias alcunhas. Ilustrado a quatro mãos, com pedaços de papel colorido recortado com os dedos – nada de tesoura -, este livro traz ainda um depoimento das autoras sobre esse desenho feito sem lápis, caneta, giz ou pincel, além de uma sugestão de atividade.


Um Verão no Palácio Imperial

14h30min às 16h – Ação Educativa – Biblioteca Rocambole – Teatro de fantoches que apresenta ao público infantil personagens da família imperial e algumas de suas atividades no Palácio Imperial durante os verões na cidade de Petrópolis. Para crianças de 5 a 8 anos de idade (45 vagas).

O teatro de fantoches “Um verão no Palácio Imperial” narra um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, um menino, filho de colonos alemães que vem visitar a residência do imperador. Durante a visita, são apresentados alguns objetos existentes no palácio, em especial aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela. Dom Pedro II surge, ao longo da história, para cumprir um de seus compromissos favoritos: cuidar de perto da educação de suas filhas. Brinquedos e brincadeiras comuns no século XIX também fazem parte do enredo desta história apresentada de forma alegre e interativa. Ao término da peça, os alunos são levados a conhecer as dependências do palácio, identificando os objetos e os espaços apresentados pelos personagens.


Os eventos da programação são gratuitos e devem ser agendados previamente através do número: (61) 3521-4455 ou (24) 98142-0030, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.