Em documento recente, o Conselho Internacional dos Museus – ICOM – salientou a importância do engajamento dos museus no atual contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus – COVID 19. E o ambiente digital mostrou-se como o espaço mais seguro para a garantia das ações de comunicação, com destaque para as iniciativas que visam o oferecimento de conteúdo para o público.
Logo no início da pandemia e do consequente fechamento dos seus espaços expositivos, o Museu Imperial registrou um aumento extraordinário do número de acessos às suas plataformas e demais ambientes digitais. Ao mesmo tempo em que o envolvimento dos técnicos e colaboradores da Casa abriu novas oportunidades para a inserção do Museu em espaços virtuais ”nunca antes navegados”, contribuindo para a formação de novos públicos.
Coincidentemente, o incremento da visitação virtual ocorre no mesmo momento em que o Museu Imperial conclui a revisão e atualização do sistema de digitalização e disponibilização de seu acervo na internet. Graças ao financiamento coletivo apoiado por 132 colaboradores, cujos valores de doações foram dobrados pelo BNDES, por meio do Programa de Matchfunding BNDES+, o Museu Imperial e a Sociedade de Amigos do Museu Imperial oferecem o aperfeiçoamento da plataforma de digitalização e acesso ao acervo preservado no Palácio Imperial de Petrópolis, Museu Imperial desde 1940.
O atual momento é ímpar na história recente da Humanidade e a exemplo deste verdadeiro congraçamento de participação cidadã, o Museu Imperial aposta nos museus como espaços fundamentais para a construção de um mundo melhor.
Maurício Vicente Ferreira Júnior
Diretor do Museu Imperial