Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Anuário do Museu Imperial – nova fase – volume 4

publicado: 09/10/2024 16h48, última modificação: 16/10/2024 11h50


Faça o download em PDF!

    Com a veiculação do quarto volume, o Anuário do Museu Imperial— nova fase consolida seu formato no âmbito das publicações seriadas, organizadas por instituições de memória no país. Seu projeto gráfico, desenvolvido pelo artista George Milek, da equipe do Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Dami), prevê uma pesquisa iconográfica para a seleção da imagem que ilustra cada uma das capas. Até o presente volume, Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, historiadora da Área de Pesquisa e coordenadora editorial do periódico, elegeu Nicolao Facchinetti, Friedrich Hagedom, Otto Reimarus, Jean-Victor Frond, Eugène Cicéri e Alfred Lemercier como os autores de uma verdadeira galeria de ícones imagéticos das coleções do Museu Imperial tendo o Palácio Imperial de Petrópolis como protagonista em diferentes combinações de materiais, técnicas e suportes. 
 
    Essa identidade também se manifesta pela manutenção da planejada estrutura interna da publicação. A seção “Artigos”, para a qual um crescente número de pesquisadores brasileiros e estrangeiros têm enviado contribuições, expressa a multiplicidade de temas e a diversidade de abordagens que caracterizam os estudos humanísticos neste quartel de século. “Diálogo entre acervos e instituições” promove a articulação com outros equipamentos culturais e instituições de memória em favor do alcance de uma verdadeira interlocução de ideias e fazeres. “Minha pesquisa no Museu Imperial” documenta relatos sobre o processo de investigação científica no âmbito da instituição e da salutar convivência do(a) pesquisador(a) externo(a) com o(a)s profissionais da casa. “Tecnologias e acessibilidade” conjugam temas atualíssimos, como a aplicação de inovações tecnológicas no campo museal com as necessárias ações de inclusão social. “Espaço discente” convida jovens profissionais em formação para o exercício da pesquisa e sua consequente divulgação. “Resenha bibliográfica” divulga a análise de obras publicadas recentemente e, assim, sugere leituras para os profissionais do campo e para o público em geral interessado em temáticas afins. 
 
     E, para finalizar, destacamos duas seções que acolhem a dimensão institucional desta casa de memória e história. “Memória institucional” oferece um olhar para dentro do próprio Museu Imperial, resgatando momentos, práticas e os produtos gerados pelas ações de suas equipes. Ε o “noticiário” apresenta um resumo das atividades desenvolvidas na organização durante o ano referenciado por cada volume. 
 
     Com o Anuário do Museu Imperial— nova fase, nossa instituição assegura sua posição como lugar de produção e de divulgação de conhecimento em benefício da sociedade brasileira. 
 

Maurício Vicente Ferreira Júnior
Diretor do Museu Imperial – Ibram – MinC