Durante a 23ª Semana Nacional de Museus, o Setor de Educação do Museu Imperial promove uma programação especial com atividades educativas gratuitas voltadas ao público infantil, escolar e à comunidade em geral. As ações estão alinhadas ao tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2025, “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, e têm como foco a valorização da diversidade cultural, dos saberes tradicionais e dos direitos humanos.
No dia 14 de maio (terça-feira), a Biblioteca Rocambole realizará uma atividade com o livro Sou indígena e sou criança, de César Obeid, com ilustrações de Taísa Borges (Editora Moderna, 2014). A obra apresenta, de forma sensível, o cotidiano de uma criança indígena brasileira, em diálogo com o mundo contemporâneo e a natureza. A ação consiste em contação de histórias seguida de oficina criativa, destinada a crianças de 6 a 9 anos de escolas previamente agendadas.
Já no dia 16 de maio (quinta-feira), das 14h30 às 17h, será realizada a palestra e bate-papo “Aldeamentos Indígenas no Império”, com Carolina Potiguara, arte-educadora indígena da etnia potiguara da Paraíba, e Luana Mota, historiadora e educadora museal. A atividade abordará as relações entre populações indígenas e o governo imperial no século XIX, as heranças culturais da região sudeste e a presença histórica da língua tupi. O encontro acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial e é aberto ao público.
Mais informações: (24) 98176-0057