Instituto Brasileiro de Museus
Museu ImperialAtividades educativas na 19ª Primavera de Museus
Integrando a programação da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Setor de Educação do Museu Imperial preparou atividades especiais voltadas a diferentes públicos. Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre os desafios ambientais que impactam o planeta e suas influências sobre paisagens, culturas e modos de vida.
No dia 26 de setembro, será realizada a visita mediada “Os Jardins do Palácio Imperial: uma aventura educativa nos jardins de d. Pedro II”, que levará estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos) a conhecer os jardins projetados pelo horticultor parisiense Jean Baptiste Binot a pedido de dom Pedro II, onde se reúnem espécimes dos cinco continentes. A atividade será oferecida em dois horários, às 9h30 e às 14h30, mediante agendamento prévio, com limite de 25 participantes por grupo.
Já no dia 27 de setembro, às 10h, o público poderá acompanhar o lançamento da maquete do Museu Imperial, produzida por meio de captura 3D por laser scanner e impressão em 3D, concebida como recurso sensorial para pessoas cegas. A programação contará ainda com a apresentação do Coral dos Anjos, grupo petropolitano formado majoritariamente por pessoas com deficiência, que celebra 12 anos de atuação sob a regência de Danilo Henriques.
No mesmo dia, às 14h30, será a vez da Biblioteca Rocambole, que apresentará a contação de história do livro “Dez folhas soltas ao vento”, de Anne Möller, acompanhada de músicas, brincadeiras e uma atividade lúdica em diálogo com a narrativa. A ação é voltada para crianças a partir de 5 anos, acompanhadas de um responsável.
Todas as atividades têm entrada gratuita.