Faça o download em PDF!
“É esta a segunda publicação do Anuário do Museu Imperial”.
Alcindo Sodré, 1941.
Com semelhante satisfação, reproduzimos aqui a fala de júbilo de Alcindo de Azevedo Sodré, fundador e primeiro diretor do Museu Imperial, ao apresentar o segundo volume do Anuário do Museu Imperial, no ano de 1941, para oferecer ao público leitor de hoje o segundo número desta nova fase da publicação.
Resultado do empenho do quadro funcional da instituição, tendo à frente a Área de Pesquisa desta unidade do Instituto Brasileiro de Museus, a presente edição reúne uma interessante diversidade de temas que nos faz relembrar a curiosidade intelectual do próprio d. Pedro II, que, como sabemos, nasceu para consagrar-se “às letras e às ciências”. O legado do imperador brasileiro nos conduz ao postulado científico que afirma ser o conhecimento fruto da inquietação. Assim, pesquisadores de diversas áreas do saber desenvolveram importantes reflexões com base nas coleções históricas e artísticas preservadas no Museu Imperial para o alcance de novas perspectivas de análise.
A exemplo da sua primeira fase, o Anuário do Museu Imperial busca consolidar-se como uma referência dos estudos humanísticos, notadamente sobre os Oitocentos, contribuindo para estreitar, ainda mais, a relação entre a instituição e os seus públicos.
Que venha o terceiro número do Anuário do Museu Imperial – nova fase!
Maurício Vicente Ferreira Júnior
Diretor do Museu Imperial-Ibram-MTur