CONTATO
E-mail: mimp.arq.historico@museus.gov.br | mimp.tecnica@museus.gov.br
Falar com: Mônica Velloso Azevedo
Telefone: (24) 98176-0046
REPRODUÇÕES
Cópias digitais: o fornecimento de cópias digitais está condicionado às normas institucionais de aprovação e à avaliação do estado de conservação dos documentos.
Instrumentos de Pesquisa
O Arquivo Histórico disponibiliza os instrumentos de pesquisa e coleções sob sua guarda, na internet, visando ampliar e promover o acesso, facilitando a pesquisa e o trabalho de tratamento do acervo.
Com essa iniciativa, pretende dar mais visibilidade ao acervo, modernizando seus instrumentos de pesquisa, tornando-se cada vez mais reconhecido por seu trabalho de tratamento das fontes documentais.
Pesquisadores possuem acesso à vasta coleção de documentos do século XIX. Além de registros históricos que vão do século XIII até o início do XX.
Outra valiosa contribuição para a memória do país é o precioso conjunto de fotografias que recupera parte da história visual do Brasil, do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis desde o início da fotografia.
O acervo do Arquivo Histórico é constituído, ainda, por documentos de caráter privado que, pela atuação política da maior parte de seus autores e destinatários, são significativamente importantes pela complementaridade ou elucidação que oferecem à documentação de caráter público conservada no Arquivo Nacional e no Arquivo Histórico do Itamarati.
Tais documentos abrangem, principalmente, o século XIX e o primeiro quartel do século XX, sobre os assuntos: Brasil Reino; Rio da Prata e América Espanhola; Brasil Império (primeiro e segundo reinados); fase inicial da República e assuntos relativos ao estado do Rio de Janeiro e à cidade de Petrópolis. Além desses, o acervo possui arquivos semipúblicos ligados à formação histórica do estado do Rio de Janeiro e, especialmente, da cidade de Petrópolis.
As consultas podem ser realizadas, mediante agendamento prévio pelo e-mail mimp.arq.historico@museus.gov.br, nos seguintes horários:
· Terças-feiras: das 12h30 às 17h;
· Quintas-feiras: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h;
Solicita-se o mínimo de 48h de antecedência para verificar a disponibilidade da agenda, a análise e a separação do material. Ressaltamos, porém, que não realizamos pesquisas genealógicas ou de conteúdo.


OO