Atividades Educativas e Culturais


Contato para agendamento de atividades educativas

Telefone: (24) 98142-0030 ou (61) 3521-4455 (segunda a sexta de 9h às 18h)


Flávia Franchini

E-mail: mimp.educacao@museus.gov.br

Telefone e whatsapp: (24) 98176-0057



O Museu Imperial vista colaborar com os vários segmentos de públicos no processo ativo de construção do conhecimento sobre o período imperial, a sociedade oitocentista e a história da cidade de Petrópolis sob múltiplos aspectos, através do acesso a seu acervo e espaços.


ATIVIDADES EDUCATIVAS

Além de projetos permanentes, o Setor de Educação desenvolve atividades temáticas e projetos em apoio às exposições temporárias e itinerantes organizadas pelo Museu Imperial.

Importante

  • Devido à grande procura, a visita deve ser agendada com antecedência
  • Alunos de instituições de ensino agendadas, acompanhados pelos professores, recebem cortesia para a entrada no Palácio Imperial.
  • Grupos de ONG e de projetos sociais também podem receber a gratuidade após análise do Setor de Educação, desde que agendados.
  • Aos domingos e feriados o agendamento acontece sem a realização dos projetos, mas com a garantia da cortesia.
  • O agendamento acontece somente por contato telefônico.
  • Chegue na hora marcada para não prejudicar a próxima escola agendada Para dúvidas e esclarecimentos, faça contato por nossos telefones, whatsapp e e- mail.
  • É importante que os alunos sejam orientados quanto à localização dos banheiros (próximo ao Pavilhão de Atendimento 20 Visitante) e sobre outros aspectos das instruções para a visitação enviadas no momento da confirmação da visita.
  • Prepare sua visita ao Museu Imperial para que esse momento seja aproveitado o máximo possível!
  • É ideal que atividades realizadas na escola, em diálogo com a visita ao Museu Imperial, sejam compartilhadas conosco pelo e-mail mimp.educacao@museus.gov.br

VISITAS NO PALÁCIO IMPERIAL

O percurso do Museu Imperial é percorrido com a participação de um membro da equipe do Setor de Educação narrando a história do Palácio da família imperial em Petrópolis, dados da vida cotidiana da elite oitocentista e o estímulo a questionamentos ao tipo de narrativa apresentada.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, grupos de ONG, grupos de projetos sociais, entre outros.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 16h. Necessário agendamento prévio.Agende sua visita
Duração: Entre 50 minutos e 1 hora.
Atendimento: Grupos de até 25 integrantes, acompanhados por 1 educador do museu.


PROJETO PETRÓPOLIS

É uma ação desenvolvida durante as exposições temporárias que abordam a cidade. Integra o projeto, como ferramenta pedagógica, o periódico Almanaque de Petrópolis, utilizado durante a atividade no museu e pelos professores em sala de aula.

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental de Petrópolis
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h.  Necessário agendamento prévio.
Duração: Entre 50 minutos e 1 hora.
Atendimento: Grupos de até 25 integrantes, acompanhados por 1 educador do museu.


O teatro conta a história de Dom Ratão e sua família, que chegam a Petrópolis para uma visita no Palácio Imperial. Os personagens descobrem como vivia a família imperial, percorrendo os ambientes da residência e dialogando com as crianças. Após o teatro, as crianças são convidadas a vivenciarem, nas salas do museu, as observações e sensações experimentadas pelos ratinhos.

Público-alvo: Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora com a visita ao Palácio Imperial.
Atendimento: Grupos com, no mínimo, 20 integrantes e, no máximo, 45.


Teatro de fantoches narra um dia na infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, filho de colonos alemães, que vêm visitar a residência do Imperador. Durante a visita são apresentados alguns objetos existentes no Palácio Imperial, em especial aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela. Dom Pedro 11 aparece na história em um de seus compromissos favoritos: cuidar da educação das filhas. Ao término da peça, as crianças são levadas a conhecerem as dependências do Palácio Imperial, identificando objetos e espaços apresentados pelos personagens.

Público-alvo: Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora com a visita ao Palácio Imperial.
Atendimento: Grupos com, no mínimo, 20 integrantes e, no máximo, 45


CAIXA DAS DESCOBERTAS: CANETA

Ao abrir a grande “Caixa das Descobertas”, os alunos desvendam a trajetória histórico- temporal de um objeto de uso comum: a caneta. No seu interior há quinze caixas contendo, cada uma, um tipo de instrumento de escrita e seus respectivos acessórios que podem ser retirados e explorados de forma dinâmica e lúdica. É possível experimentar todos os tipos, observando a época em que foram utilizados. Também é possível explorar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema. A atividade inclui a organização de uma linha do tempo em que a trajetória histórica do objeto, desde a sua origem até os dias atuais, é sistematizada.

Público-alvo: 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.
Atendimento: Máximo (25 integrantes).


As transformações do chapéu encontram-se guardadas na”Caixa das Descobertas”. Os alunos são convidados a explorar uma história contida em dezesseis sacos com chapéus femininos, masculinos e acessórios que combinam com o seu uso. Acompanhando cada tipo de chapéu, há uma cartela com informações, imagens, curiosidades e passatempos sobre a sua criação. Todos os chapéus podem ser experimentados, observando-se a época em que foram utilizados. Numa linha do tempo, a trajetória 1o obieto, desde a sua origem até os dias atuais, é sistematizada.

Público-alvo: 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 15h. Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.
Atendimento: Máximo (25 integrantes).


BIBLIOTECA ROCAMBOLE

Rocambole é uma homenagem ao cachorrinho que pertenceu à princesa Isabel. Ele gostava de ouvi-la tocar piano e ficava por perto quando ela lia. Inspirada nessa relação da Princesa com os livros, a Biblioteca do Museu Imperial desenvolveu a biblioteca infantil com contação de histórias seguida por oficinas criativas voltadas para crianças, além do empréstimo de livros (Atividade Temporariamente Suspensa). A Biblioteca Rocambole tem como objetivo incentivar a leitura, experiência prazerosa, por meio de atividades criativas que contribuem para a difusão da literatura infanto-juvenil.

Público-alvo: Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a obra trabalhada.

Horário: Terças, quintas e sábados, às 14h30, segundo a programação divulgada. Necessário agendamento prévio para escolas, nas atividades durante a semana.

Não é necessário agendamento aos sábados, mas será necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável.

Duração: 1 hora
Atendimento: Terças e quintas-feiras – Mínimo de 10 integrantes, no máximo de 25 integrantes.
Sábados – Mínimo de 1 integrante, no máximo de 10 integrantes.


OS JARDINS DO PALÁCIO IMPERIAL

O projeto propõe “uma aventura educativa nos jardins de d. Pedro I” com uma visita pelo espaço baseada num mapa através do qual é possível identificar : aprender sobre as variadas espécies da flora e da fauna presentes. Durante o passeio interativo, as crianças aprendem a história dos jardins que cercam o Palácio Imperial e de algumas árvores ali presentes.

Público-alvo: Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Horário: Necessário agendamento prévio.
Duração: 1 hora (Nesta atividade não há a visita orientada ao Palácio Imperial).
Atendimento: Mínimo 10 integrantes, máximo 25 integrantes.


COMO AGENDAR SUA VISITA

  • Para o primeiro semestre do ano, a agenda abre na segunda quinzena do mês de dezembro do ano anterior. Para o segundo semestre do ano, a agenda abre na 2 quinzena de junho do mesmo ano. 
  • Entre em contato com o Setor de Educação do Museu Imperial através dos números (61) 3521-4455 ou (24) 98142-0030 (de segunda a sexta das 8h às 18h).
  • Não realizamos agendamentos por e-mail ou whatsapp, somente pessoalmente ou por telefone.
  • Em caso de desistência ou imprevisto, contate a equipe do Museu Imperial com antecedência.
  • Após a visita, o Setor Educativo fará contato pelo número de whatsapp fornecido no momento do cadastro solicitando uma avaliação. Sua contribuição honesta é fundamental para o aprimoramento dos trabalhos.