Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Atividades Educativas e Culturais


Contato para agendamento de atividades educativas

Telefone: (24) 98142-0030 ou (61) 3521-4455 (segunda a sexta de 9h às 18h)


Carolina Knibel

E-mail: mimp.educacao@museus.gov.br

Telefone: (24) 98176-0057


A missão educacional do Museu Imperial visa colaborar com os vários segmentos de público no processo ativo de construção do conhecimento sobre o período monárquico brasileiro, a sociedade oitocentista e a história da cidade de Petrópolis sob múltiplos aspectos, incentivando a curiosidade, a interpretação e a reflexão sobre os fatos através do acesso ao acervo e espaços do Museu.

Nosso Programa Educativo e Cultural foi desenvolvido tendo como fundamento teórico principal o ideário de Paulo Freire, que preconiza a Pedagogia Crítica como meio para construir o conhecimento a partir da ação interativa do sujeito sobre o objeto de conhecimento, estimulando neste processo as trocas sociais, vistas como condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a formação integral do indivíduo.


ATIVIDADES EDUCATIVAS

Além de projetos permanentes como os aqui apresentados, o setor de Educação desenvolve atividades temáticas de curta duração e projetos em apoio às exposições temporárias e itinerantes organizadas pelo Museu Imperial. Desenvolve ainda o “Projeto Petrópolis”, atividade anual destinada a alunos do Ensino Fundamental do município que enfoca a história da cidade. Conheça nossos projetos!

Projeto Petrópolis

O Projeto Petrópolis é uma das ações do Programa Educativo do Museu Imperial desenvolvida com alunos do ensino fundamental de Petrópolis. Sua realização é anual e caracteriza-se pela interação com alunos, seus professores e as educadoras do Museu em torno de um tema significativo da história da cidade para ser explorado a partir da experiência direta com o acervo do Museu e, pontualmente, com o de outras instituições e de particulares. Integra o projeto, como ferramenta pedagógica, o periódico Almanaque de Petrópolis, utilizado durante a atividade no Museu e pelos professores em sala de aula.

Projeto “Dom Ratão”

Público-alvo: Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora, com visita mediada.

Objetivo: Introduzir as crianças no ambiente do museu, através de uma experiência motivadora e preparatória à visita: o teatro de fantoches.

Desenvolvimento: O teatro conta a história de Dom Ratão e sua família, que chegam a Petrópolis para uma visita ao Palácio Imperial. Os personagens descobrem como vivia a família imperial, percorrendo os diversos ambientes da residência de verão e estabelecendo um diálogo ativo e lúdico com as crianças.

Após o teatro, todos são convidados a vivenciar, em cada sala do museu, as observações e emoções experimentadas pelos ratinhos, levando-os a uma apropriação visual e afetiva dos espaços, das imagens e dos objetos percebidos.

Atendimento: Sua realização só é possível com grupos de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo, 45 (quarenta e cinco) alunos.

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para o contato de atividades educativas.

Um Verão no Palácio Imperial

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora, com visita mediada.

Objetivo: Apresentar ao público infantil personagens da família imperial e algumas de suas atividades no Palácio Imperial durante os verões na cidade de Petrópolis.

Desenvolvimento: O teatro de fantoches “Um verão no Palácio Imperial” narra um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, um menino, filho de colonos alemães que vem visitar a residência do imperador. Durante a visita, são apresentados alguns objetos existentes no palácio, em especial aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela. Dom Pedro II surge, ao longo da história, para cumprir um de seus compromissos favoritos: cuidar de perto da educação de suas filhas. Brinquedos e brincadeiras comuns no século XIX também fazem parte do enredo desta história apresentada de forma alegre e interativa. Ao término da peça, os alunos são levados a conhecer as dependências do palácio, identificando os objetos e os espaços apresentados pelos personagens.

Atendimento: Sua realização só é possível com grupos de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo, 45 (quarenta e cinco) alunos.

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para o contato de atividades educativas.

Como agendar sua visita

Caixa das Descobertas

CANETA

Público-alvo: Alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Aos sábados, das 10h às 15h. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de instrumentos de escrita desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento: Ao abrir uma grande caixa, os alunos partem para a descoberta da trajetória histórico-temporal deum objeto cultural de uso comum: a caneta. No seu interior há quinze caixas contendo, cada uma, um tipo de instrumento de escrita e seus respectivos acessórios que podem ser retirados e explorados de forma dinâmica e lúdica. É possível experimentar todos os tipos, observando a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer a história da escrita desde o uso do carvão, na Pré- História, até o computador de hoje. Durante a exploração, uma série de indagações sobre o objeto de escrita é feita, construindo-se coletivamente o conhecimento e despertando no participante a capacidade investigativa e o prazer de redescobrir a realidade cultural que o cerca.  Também é possível explorar textos informativos, curiosidades e ilustrações complementares sobre o tema. A atividade inclui a organização de uma linha do tempo, sistematizando-se a trajetória histórica do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

CHAPÉU

Público-alvo: Alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora e 30 minutos, com visita temática relacionada ao projeto.

Objetivo: Estimular a descoberta, a exploração e a experimentação de chapéus femininos e masculinos desde a sua origem até os dias atuais.

Desenvolvimento: Nesta atividade, a história do chapéu encontra-se guardada em uma caixa de grandes dimensões. Os alunos são convidados a abrir sua tampa para descobrir e explorar esta história contida em dezesseis sacos com chapéus femininos, masculinos e acessórios que combinam com o seu uso. Acompanhando cada tipo de chapéu, há uma cartela com informações, imagens, curiosidades e passatempos sobre a sua criação. Todos os chapéus podem ser experimentados, observando-se a época em que foram utilizados. Assim, pode-se conhecer desde o capuz de pele do homem das cavernas até o popular boné. Uma linha do tempo também é montada, sistematizando-se a trajetória do objeto desde a sua origem até os dias atuais.

Atendimento: Grupo de, no máximo, 25 alunos.

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para o contato de atividades educativas.

PROJETO “UM SARAU IMPERIAL”

Público-alvo: Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, incluindo alunos de EJA e de ensino profissionalizante.

Objetivo: Levar ao conhecimento dos alunos alguns aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do século XIX, bem como divulgar o acervo documental do Arquivo Histórico do Museu Imperial, do qual foi extraído o conteúdo utilizado no texto apresentado pelas personagens do sarau.

O projeto apresenta como novidade a interatividade entre as personagens e o público como forma de suscitar comparações entre o passado e o presente, estimulando, ao mesmo tempo, a reflexão crítica sobre as mudanças ocorridas no país.

Desenvolvimento: Em 1878, a “princesa Isabel e seus amigos” recebem convidados especiais para uma reunião social. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista, o sarau conta ainda com declamação de poesias e conversas sobre assuntos políticos, sociais e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial.

Os convidados poderão também apreciar os mais belos figurinos daquela época, entrar em contato com notícias jornalísticas daquele período e com a rotina de vida da princesa Isabel em Petrópolis.

Apresentações fixas: Sábados, às 18h30
Apresentações extras mediante agendamento prévio com a Xdaquestão Produções.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 45 minutos.

Local: Sala de Exposições do Pavilhão de Viaturas
Rua da Imperatriz, 220
25610-320 – Centro – Petrópolis/ RJ

Informações e agendamentos (escolas e grupos)
Xdaquestão Produções
WhatsApp: (24) 99955-2730
E-mail: umsarauimperial@gmail.com 
Facebook: @umsarauimperil (https://www.facebook.com/umsarauimperial/)
Instagram: @um_sarau_imperial (https://www.instagram.com/um_sarau_imperial/ )

Ingressos

Inteira: R$ 24,00

Meia: R$12,00 (Estudantes, professores/funcionários da rede de ensino, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, Servidores municipais de Petrópolis, jovens até 21 anos (Lei 3.364 /2000 – RJ), Jovens de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico e ID jovem)

Pacote Família: R$60,00 (04 ingressos, sendo 02 (dois) ingressos inteiros, 02 (dois) ingressos com 50% (cinquenta por cento)

Gratuidade: Maiores de 80 anos e menores de 5 anos, guias de turismo com registro no Cadastur/MTur, estudante dos cursos de Museologia e profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Museologia – CRM, servidores ativos e aposentados do IBRAM, membros do ICOM portando carteira com selo de anuidade válida e membros da Sociedade de Amigos do Museu Imperial e aos usuários do programa Vale-Cultura. (mediante comprovação).

VISITAS MEDIADAS

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, grupos de ONG, grupos de projetos sociais, entre outros.

Horário: De terça-feira a sexta-feira, das 10h às 15h. Aos sábados, das 11h às 16h. É necessário agendar previamente.

Duração: 1 hora, aproximadamente

Objetivo: Colaborar no processo de interpretação dos objetos e espaços do museu realizado pelo público, instigando todos a compreender os aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e tecnológicos da sociedade brasileira no século XIX e a compará-los com a realidade contemporânea.

Desenvolvimento: A narrativa utilizada pela equipe de educadores do museu procura dar sentido ao acervo trabalhado, como também gerar questionamentos que levem os alunos a se entenderem dentro de um contexto histórico-temporal. Dessa forma, adota-se a metodologia dialógica de análise e exploração dos objetos e espaços do Museu, propondo hipóteses sobre o que eles significam, buscando um movimento de recriação e interpretação das informações, dos conceitos, significados e sentidos neles contidos e na exposição que os apresenta.

Atendimento: Cada grupo de 20 a 25 alunos será acompanhado por um educador do museu.

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para o contato de atividades educativas.

COMO AGENDAR SUA VISITA

  • Entre em contato com o setor de Educação do Museu Imperial através do número (61)3521-4455 ou (24) 98142-0030 (de segunda a sexta das 9h às 18h). Não realizamos agendamentos por e-mail.
  • É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Atendemos anualmente em torno de 70 mil crianças, estudantes e professores. Por este motivo, o cumprimento do horário marcado é tão importante.
  • A agenda do primeiro semestre abre na segunda quinzena de dezembro, e a do segundo semestre, na segunda quinzena de junho. 
  • Em caso de desistência ou imprevisto, contate a equipe do Museu com antecedência de pelo menos 24 horas.
  • Excetuando-se o projeto “Um Sarau Imperial”, é concedida gratuidade aos alunos de escolas públicas e privadas que estejam acompanhados de seus professores e que tenham feito o agendamento prévio. Grupos de ONG e de projetos sociais também podem receber a gratuidade após análise do setor de Educação. 
  • É importante que os alunos sejam orientados quanto à localização dos banheiros (encontrados apenas em áreas externas do museu) e sobre as normas de visitação, como: não tocar nas peças expostas, não correr com as pantufas; não fotografar, filmar, comer ou mascar chiclete no interior do museu. As mochilas deverão permanecer nos ônibus. Este é um bom momento para relembrar aos alunos as condutas de comportamento e convivência social.
  • A preparação prévia dos alunos em sala de aula deverá despertar a sua curiosidade a respeito do que irão ver. A palavra memória pode ser um caminho para levá-los a refletir sobre a importância dos museus e a preservação do nosso patrimônio.
  • A visitação ao Museu Imperial é um processo de interação e aprendizagem que envolve a participação ativa de todos: professores e alunos. Procure instigar seus alunos a traçar comparações entre os contextos social, econômico e político do século XIX e os dias atuais.
  • Durante a visita ser-lhe-á entregue uma ficha de avaliação que servirá de subsídio para aprimorar o atendimento às escolas. Não deixe de contribuir com suas críticas e sugestões. Se possível, envie trabalhos realizados com seus alunos a partir desta experiência para o seguinte endereço: Setor de Educação do Museu Imperial – Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ CEP:25.610-320. Conheça os projetos educativos oferecidos por este setor.
  • Voltando à escola é importante registrar e enriquecer a experiência vivida através de atividades, como: textos coletivos, debates, dramatizações, pesquisas, entre outras.
  • Através da Janela do Professor, disponível no quadro de “Serviços online” deste portal, os professores podem encontrar subsídios para auxiliar na compreensão do potencial educacional dos museus e na preparação e no aproveitamento pedagógico da visita.
  • Nos dias de domingo e feriados não oferecemos o serviço de visitas mediadas a grupos escolares ou quaisquer outros. No entanto, as escolas podem fazer seu agendamento para estes dias, garantindo, assim, a cortesia de entrada no Museu.
  • Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou através de contato telefônico.

NO MUSEU IMPERIAL, A EDUCAÇÃO É PRIORIDADE!