Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Instrumentos de Pesquisa | Arquivo Histórico

publicado: 21/09/2020 00h02, última modificação: 05/04/2023 16h22

O Arquivo Histórico implementa o projeto de disponibilizar instrumentos de pesquisa dos arquivos e das coleções sob sua guarda, na internet, com o objetivo de ampliar e promover o acesso, facilitando a pesquisa e o trabalho de tratamento do acervo.

Com esta iniciativa, o Arquivo Histórico pretende dar mais visibilidade ao acervo, modernizando seus instrumentos de pesquisa e tornando-se cada vez mais reconhecido por seu trabalho de tratamento das fontes documentais.

Inventário dos documentos do Arquivo da Casa Imperial do Brasil existentes no Castelo D’EU – POB

O Arquivo da Casa Imperial do Brasil foi doado ao governo brasileiro, em 1948, pelo príncipe d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, para que se tornasse repositório público no Museu Imperial, dando cumprimento à vontade expressada por seu pai, o príncipe do Grão Pará, primogênito da princesa Isabel. Trata-se do arquivo particular da família imperial. A documentação foi organizada pelo historiador Alberto Rangel, contratado pelo conde d’ Eu, quando ainda se encontrava na Europa, no Castelo d’Eu. O inventário foi publicado nos Anais do Biblioteca Nacional, em 1939, sob o título: Inventário do Documentos do Arquivo da Casa Imperial do Brasil existentes no Castelo d’ Eu.


Catálogo da Coleção Capanema

A coleção foi doada pelos descentes do barão de Capanema ao Museu Imperial. É composta por documentos
textuais referentes ao barão e objetos museológicos, devidamente preservados junto aos demais objetos do acervo do MIMP


Catálogo da Coleção Frei Estanislau Schaette

A coleção, doada ao Museu Imperial pelo Frei Estanislau Schaette, constitui-se em mapas e plantas de diversas localidades, documentos de várias paróquias de Petrópolis e especialmente referente à família Loos.


Catálogo da Coleção Cláudio Bardi

A coleção foi constituída por Cláudio Bardi com documentos privados referentes às despesas da família imperial brasileira enquanto governava o Brasil.


Catálogo da Coleção Escragnole Taunay

A coleção, composta por documentos do visconde, foi doada ao Museu Imperial por Afonso d’Escragnolle Taunay e seus irmãos, filhos do visconde de Taunay.


Catálogo da Coleção Aristides Armínio Guaraná

A coleção foi doada ao Museu Imperial pela família Guaraná, e é composta por documentos referentes ao capitão Aristides Armínio Guaraná. Reúne documentos ligados à Guerra do Paraguai e, principalmente, à atuação de seu titular, que participou das principais batalhas desse conflito. Além dos documentos textuais, também fazem parte da coleção documentos iconográficos e museológicos, devidamente preservados junto aos demais objetos do acervo do MIMP.


Catálogo da Coleção Smith de Vasconcelos

A coleção foi doada ao Museu Imperial por Vasco Joaquim Smith de Vasconcelos, e é composta por documentos referentes à família imperial e a Francisco Vilela Barbosa, 1º marquês de Paranaguá.