A Povoação-Palácio de Petrópolis foi criada pelo Decreto Imperial nº 155, de 16 de março de 1843. Para a efeméride do seu centenário, houve grande mobilização de intelectuais e políticos de proeminência nacional e local para que as celebrações fossem inesquecíveis. Em 1937, foi instituída, por ato do Prefeito Municipal, Yeddo Fiúza, a Comissão do Centenário de Petrópolis, encarregada de produzir pesquisas que dessem conta do passado da cidade. Um dos resultados desse projeto foi a publicação de Os Trabalhos da Comissão do Centenário, em 7 volumes, entre 1937 e 1943.
Os textos produzidos pelos intelectuais que compuseram a Comissão, muitos deles ligados ao IHGB e, a partir de 1938, ao IHP, constituíram-se por muito tempo a principal referência para a historiografia local. Mesmo os trabalhos mais recentes, que problematizam a narrativa criada nas décadas de 1930 e 1940, consideram essa obra incontornável, como fonte secundária, a partir da qual é possível realizar questionamentos.
O projeto da exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”, que ocupou duas salas do Museu Imperial entre 2023 e 2024, previu a digitalização dos 7 volumes dos Trabalhos da Comissão do Centenário de Petrópolis e do índice organizado por Henrique José Rabaço, publicado em 1976, e a sua disponibilização pelo Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial (Dami), como forma de dar amplo acesso a todos os interessados em conhecer o conjunto de textos, principalmente pesquisadores que recorrentemente procuram a obra.
A fim de atender a este objetivo, a Biblioteca do Museu Imperial apresenta a coleção Trabalhos da Comissão do Centenário, disponível para consulta online, no site do Museu Imperial, na Plataforma Dami.
A inclusão dos metadados foi realizada por Marcio Miquelino, responsável pela Biblioteca, e por Gabriel Amorim Marques, que, junto com a equipe do Dami, possibilitaram a disponibilização da nova coleção na plataforma, que não recebia novas inserções desde 2017.
Referência: TRABALHOS DA COMISSÃO DO CENTENÁRIO. Prefeitura Municipal de Petrópolis/Diretoria de Educação e Cultura, 1938-1943, 7 v.