Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Conferência sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

publicado: 08/09/2022 16h52, última modificação: 13/09/2022 07h57

O Museu Imperial realizará no dia 14 de setembro às 19h, a conferência “Proclamação da Independência, de François-René Moreaux: entre o 7 de Setembro e o 12 de Outubro”.

O evento acadêmico será ministrado por Carlos Lima Júnior, Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC-USP e Lúcia Klück Stumpf, Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Os conferencistas são coautores do livro “O sequestro da Independência: Uma história da construção do mito do Sete de Setembro”, juntamente com Lilia Schwarcz.

A conferência é direcionada a pesquisadores, professores e estudantes das áreas de História, Artes, Museologia e afins. Após a palestra, o público será convidado a interagir em um debate sobre o tema.

O evento é gratuito e será realizado na Sala de Exposições do Pavilhão das Viaturas, no Museu Imperial.

As vagas são limitadas e será disponibilizado certificado aos  participantes.

O evento integra a programação de setembro do Museu Imperial, com ações voltadas ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Os interessados podem se inscrever aqui.



CARLOS LIMA JUNIOR é docente do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC SP. Doutor em Estética e História da Arte pelo MAC USP, com doutorado-sanduíche pela Université de Bourgogne (França/ bolsista FAPESP). Pesquisador de Pós-doutorado pelo departamento de História da UNICAMP (FAPESP). Coautor, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf, do livro O Sequestro da Independência. Uma história da construção do mito do Sete de Setembro (Companhia das Letras, 2022).


LÚCIA KLÜCK STUMPF é Professora Contratada no curso de Têxtil e Moda da EACH/USP. Pesquisadora Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Affiliated Scholar Brazil Lab, Princeton University. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) com pesquisa sobre arte, raça e cultura visual no século XIX, com ênfase na visualidade da Guerra do Paraguai (2019). Prêmio Antônio Cândido de Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA) Brazil Section (2020). Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) com pesquisa sobre a pintura de história de Antônio Parreiras (1860-1936) nos primeiros anos da República no Brasil (2014). Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pela FIAM/FAAM (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte; cultura visual; estudos culturais; arte brasileira séculos XIX/XX. É coautora, junto com Carlos Lima Jr. E Lilia Moritz Schwarcz, dos livros “A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie” (Editora Sextante, 2013) e “O Sequestro da Independência: a construção do mito do 7 de Setembro” (Companhia da Letras, 2022).