Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921)

Congresso comemorativo dos 175 anos de nascimento e do centenário de morte de D. Isabel Christina, princesa do Brasil

publicado: 21/10/2021 16h32, última modificação: 23/02/2023 15h15

D. ISABEL, PRINCESA DO BRASIL

Joaquim Insley Pacheco. Ca.1870.

Albúmen, carte-cabinet, 16,6 x 10,9 cm.

Acervo Museu Imperial | Ibram | Secult | Mtur

Para comemorar os 175 anos de nascimento e o centenário de morte da princesa D. Isabel, o Museu Imperial, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora promoverão o congresso “De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921) ”.

O congresso será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, em ambiente virtual, com transmissão pelo canal do Museu Imperial, no YouTube. As sessões acontecerão em dois turnos: na parte da manhã, com início às 10h, e, à tarde, a partir das 15h.

Com curadoria de Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, integrantes da Área de Pesquisa do MIMP, Maria de Fátima Moraes Argon, presidenta do IHP, e Bruno Antunes de Cerqueira, presidente do IDII, o evento acadêmico será composto por conferências e palestras que abordarão as pesquisas mais recentes sobre  D. Isabel, permitindo, para além da análise de sua própria história de vida, a  compreensão de questões mais amplas, inerentes ao período imperial brasileiro e ao mundo do Oitocentos, incluindo as relações entre gênero e poder; entre as elites políticas e os abolicionismos.

O evento contará com a parceria do Musée Louis-Philippe, cuja sede é o Castelo d’Eu, onde D. Isabel viveu boa parte de seu exílio, na França. Representarão a instituição na abertura do congresso, o prefeito da cidade de Eu, Michel Barbier, o diretor do museu, Alban Duparc, e o presidente da Association des Amis du Musée Louis-Philippe, Arnaud de Gromard.

As temáticas abordadas contemplarão as áreas de História, Ciências Sociais, Letras, Educação, Direito, Museologia, Artes e Turismo. O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.

O congresso será gratuito e não haverá inscrições. Os ouvintes que desejarem obter o certificado de participação deverão atestá-la através de um link que será disponibilizado no chat durante as transmissões, em cada sessão do evento (manhã e tarde), e contabilizar, no mínimo, 75% de presença. Carga horária: 20h.

Serviço

DATA: 16 a 19 de novembro de 2021

HORÁRIOS:  manhã – 10h | tarde – 15h

FORMATO: Virtual

PLATAFORMA: YouTube | Canal do Museu Imperial

CARGA HORÁRIA: 20h

PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores, professores e estudantes do ensino fundamental II, do ensino médio, de graduação e pós-graduação, particularmente, os ligados às áreas de História, Ciências Sociais, Letras, Direito, Educação, Museologia, Artes e Turismo e interessados em geral.

INVESTIMENTO: Gratuito.