Comemoração ao Dia da Independência do Brasil com o lançamento de livro e apresentação musical.
O Museu Imperial e o Instituto Cultural Cravo Albin, anunciam o lançamento do livro “Pedro I Compositor Inesperado”, em celebração ao Dia da Independência do Brasil.
O evento ocorrerá no dia 7 de setembro, às 15h, no Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial, em Petrópolis e contará com apresentação musical de Rosana Lanzelotte, renomada cravista brasileira, que interpretará peças compostas pelo imperador. A entrada é franca, com ingressos para o espetáculo distribuídos na bilheteria uma hora antes do evento.
D. Pedro de Alcântara foi conhecido como o ‘Rei Musical’. Ele tocava vários instrumentos e compôs obras significativas, que se tornaram referências em catálogos musicais. Suas composições, que incluem obras religiosas e temas políticos, foram impressas e circuladas por Portugal, França, Inglaterra, Áustria e Alemanha, promovendo um entrelaçamento entre cultura e política”, afirma o diretor do Museu Imperial, professor Maurício Vicente Ferreira Junior.
O projeto do livro é idealizado por Ricardo Cravo Albin, que ressalta que Pedro I, nascido no Palácio de Queluz em 12 de outubro de 1798, era um jovem com grande paixão pela música, que o acompanhou desde a infância. “O Príncipe herdeiro, com apenas 9 anos, já mostrava interesse por diversas formas de música, desde a erudita até a música popular. Ele foi aluno de renomados compositores do início do século XIX e deixou um legado musical notável.”
A publicação, da Editora Batel, é uma edição de capa dura, ricamente ilustrada com gravuras de época. Apresenta oito ensaios inéditos coordenados por Mary del Priore, curadora convidada pelo Instituto Cravo Albin, e conta com contribuições dos autores Arno Wehling, Bruno da Silva Antunes, Isabel Lustosa, Paulo de Assunção, Paulo Rezzutti, Ricardo Cravo Albin e Rosana Lanzelotte. Os textos são de Giovanni Codeça. A obra revela, pela primeira vez, parte da produção sacra do Herói Libertador Pedro I, incluindo gravações históricas de 17 peças musicais acessíveis por QR Code e CD incluídos no livro.
O lançamento faz parte do Projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”, que visa discutir, ao longo do ano, os valores democráticos através de documentários, palestras e lançamentos de livros. O projeto conta com a participação de diversas instituições, incluindo a Associação de Amigos do Dr. Alceu (AADA), Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), Casa Stefan Zweig, Grupo Pró-Memorial Casa da Morte (GPMCM), Instituto Municipal de Cultura (IMC/PMP), Livraria NOBEL, Museu Imperial, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), Universidade Candido Mendes (UCAM), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para mais informações, entre em contato com o Instituto Cultural Cravo Albin ou diretamente com o Museu Imperial, pelo e-mail mimp.faleconosco@museus.gov.br ou pelo telefone 24 98176-0034