Instituto Brasileiro de Museus
Museu ImperialNova Exposição “Fale-me de Pedro – Nas Minúcias da Memória”

O Museu Imperial e a SAMI – Sociedade de Amigos do Museu Imperial abrem ao público, a partir de 3 de dezembro, a exposição “Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória”
Com inauguração oficial no dia 2 de dezembro de 2025, em cerimônia restrita a convidados, a mostra integra o calendário de comemorações pelos 200 anos de nascimento de Dom Pedro de Alcântara, posteriormente Dom Pedro II, e reúne objetos e documentos inéditos para reconstituir a trajetória do imperador a partir das múltiplas camadas da memória.
A exposição apresenta momentos da vida Dom Pedro de Alcântara, da infância à morte, incluindo a construção de sua imagem nos “lugares de memória” contextualizados na cidade de Petrópolis, em diálogo com debates sobre a (re)construção da memória em seus variados aspectos. Reúne mais de 100 peças pertencentes ao acervo do Museu Imperial, selecionadas nas áreas de guarda do Arquivo Histórico, Biblioteca, Museologia e Casa Geyer. Entre os destaques estão exemplares de diários e documentos relativos às viagens de Dom Pedro II pelo Brasil e pelo mundo — reconhecidos pela Unesco como patrimônio documental da humanidade, incluindo as cadernetas restauradas neste ano e apresentadas pela primeira vez ao público. Além das cadernetas, peças restauradas integram o conjunto expostos: a camisola de bebê em cambraia de linho que pertenceu a Dom Pedro II e o quadro Cascata do Itamarati, de Edoardo De Martino.
A exibição também reúne outros destaques: desenhos produzidos pelo monarca em diferentes fases da vida, estudos de tradução, volumes de sua biblioteca particular e cartas trocadas com seu pai.
“Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória” tem projeto curatorial assinado pela historiadora e especialista em Dom Pedro II, Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, com curadoria conjunta de Flávia Maria Franchini Ribeiro, coordenadora do Setor de Educação do Museu Imperial. A produção é realizada por Claudio Partes na criação e cenografia/expografia e Josiana Oliveiras e Silvana Coelho na produção executiva.
