Aprofunde-se na história e na cultura de Petrópolis por meio de uma abordagem rica em conhecimento e interativa.
Realizado desde 2016 pela Biblioteca do Museu Imperial, o encontro propõe aos convidados uma conversa norteada por um tema relacionado à história e ao passado de Petrópolis. O projeto, criado pela historiadora Claudia Maria de Souza Costa e atualmente sob a organização da Área de Pesquisa, tem contribuído para a divulgação do acervo do Museu Imperial e, particularmente, para a democratização e a popularização do conhecimento, integrando parte da missão do Museu Imperial em pesquisar e comunicar a memória e a história da cidade de Petrópolis.
O evento acontece de março a novembro na Biblioteca do Museu Imperial, é gratuito, aberto ao público e não necessita de agendamento ou inscrição.



Palavras da Idealizadora
O projeto “Fale-me de Petrópolis”, surgiu da necessidade de trazer de volta à biblioteca a movimentação de público que sempre buscou nosso acervo especializado em história do período imperial e história de Petrópolis para realização de suas pesquisas.
Com a informatização da base dados e a chegada da internet, esse público foi se afastando e realizando suas consultas à distância.
Carente da vivência intensa e buscando resgatar essa interação efetiva e afetiva com o espaço, encontrei inspiração nas Tertúlias Históricas – reuniões que aconteceram nos anos de 1940 na Biblioteca do Museu Imperial, que naquela época funcionava dentro do Palácio Imperial. Espaço de encontro de estudiosos e escritores que buscavam trocar conhecimento numa tarde de conversas e prosas e que nos deixou celebre a frase: “Nesta sala, durante cinco verões, Afrânio Peixoto disse cousas. Que cousas! e como as disse!”.
Assim, foi idealizado o “Fale-me de Petrópolis”, projeto que recebeu título inspirado em frase de D. Pedro II, que, estando no exílio, escrevia aos seus amigos no Brasil manifestando seu carinho e saudades da cidade que viveu e amou.
Claudia Maria Souza Costa
Coordenadora Técnica e Idealizadora do Fale-me de Petrópolis
Veja a lista com todas as edições do “Fale-me de Petrópolis”.