O Museu Imperial realizará no dia 13 de dezembro, às 14h, a mesa redonda “Desvendando a Mima: escultura de Joseph Arthur, Conde de Gobineau, do acervo do Museu Imperial – Ibram – MinC”.
O evento é aberto ao público e ocorrerá no Pavilhão de Viaturas do Museu Imperial, recebendo professores e especialistas para uma importante reflexão sobre a escultura Mima e as questões históricas e sociais que envolvem sua exposição.
Mima, de autoria de Joseph Arthur, Conde de Gobineau, integra o acervo do Museu Imperial e está no centro de um debate que busca alinhar as práticas museológicas às abordagens decoloniais contemporâneas. A peça também levanta questões relacionadas ao papel dos museus na construção de narrativas mais inclusivas e no enfrentamento de silenciamentos históricos.
O evento contará com a participação da pesquisadora do Museu Imperial, Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, historiadora e autora da nota técnica que contextualiza a ação com a obra Mima, e de Moisés Corrêa da Silva, consultor especializado em práticas antirracistas, que colaborou com o Museu Imperial na implementação da Oficina de Letramento Racial, oferecida aos servidores e colaboradores da instituição.