Fale-me de Petrópolis com o tema “UCP: a chegada do Ensino Superior na Cidade Imperial”


No dia 22 de agosto, o Museu Imperial recebe palestra do historiador Paulo Rezzutti em comemoração ao bicentenário de D. Pedro II, que será celebrado em dezembro de 2025.

O evento acontecerá às 19h, na Sala de Exposições do Pavilhão das Viaturas, e a retirada de ingressos poderá ser feita na bilheteria do Museu até as 17h do dia do evento e, caso ainda haja disponibilidade, também na hora da palestra. Os ingressos são limitados.

Rezzutti é autor do livro D. Pedro II: a história não contada, lançado pela Editora Record. Na obra, o historiador destaca não apenas a grandeza política do imperador, mas também a complexidade de seu caráter, apresentando um homem profundamente humano, com paixões, inseguranças e virtudes, que foi declarado maior de idade aos 14 anos para assumir o trono. O livro conta com prefácio de Maurício Vicente Ferreira Jr., diretor do Museu Imperial e sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, além de um encarte colorido com pinturas dos principais acervos do mundo.

A pesquisa de Rezzutti, fundamentada em fontes inéditas e relatos pouco considerados pela historiografia, abrange desde a infância do imperador na Quinta da Boa Vista até seu apreço pelas artes e ciências, ressaltando sua atuação na modernização do país, como a introdução das linhas telefônicas e a difusão da fotografia no Brasil.