Museu Imperial recebe palestra do historiador Paulo Rezzutti em comemoração ao bicentenário de D. Pedro II

Em celebração aos 200 anos do nascimento de D. Pedro II, que serão comemorados em dezembro de 2025, o Museu Imperial receberá, no dia 22 de agosto, às 19h, o historiador e escritor Paulo Rezzutti para uma palestra gratuita sobre o legado do monarca.

A retirada de ingressos poderá ser feita na bilheteria do Museu até as 17h do dia do evento e, caso ainda haja disponibilidade, também na hora da palestra. Os ingressos são limitados.

O escritor apresenta uma abordagem inédita sobre um dos mais admirados governantes da história do Brasil, revelando facetas pouco exploradas do imperador. Além da dimensão política de D. Pedro II, oferece ao público a imagem de um homem profundamente humano, com paixões, virtudes e inseguranças, que assumiu o trono aos 14 anos de idade.

A pesquisa de Rezzutti, fundamentada em fontes inéditas e relatos até então pouco considerados pela historiografia, contempla desde a infância do imperador na Quinta da Boa Vista até seu apreço pelas artes e ciências, ressaltando sua atuação na modernização do país, como a introdução das linhas telefônicas e a difusão da fotografia no Brasil.

A obra conta com prefácio do diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior, que destaca a relevância de conhecer o homem por trás do imperador, ampliando a compreensão sobre a história do Brasil imperial.