Nota Oficial | Resposta ao Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB)

O Museu Imperial publica, a seguir, esclarecimentos da Direção em resposta à postagem do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), veiculada em 11 de fevereiro de 2026, acerca do fechamento da instituição durante o período de Carnaval.

O Museu Imperial é unidade museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, e adota padrões internacionais de segurança preconizados por entidades do campo museológico, como o Conselho Internacional de Museus (ICOM), observando as normativas e os procedimentos estabelecidos no âmbito do Ibram.

Em conformidade com o Plano de Gestão de Riscos do Museu Imperial — elaborado com base nas experiências anteriormente registradas na unidade —, prevê-se o fechamento do Palácio e dos jardins do complexo Palácio Imperial de Petrópolis em situações de vasta aglomeração festiva no entorno, como ocorre durante o Carnaval. Tal protocolo foi construído à luz dessas experiências e vem sendo aplicado com êxito há cerca de dez anos.

No atual período carnavalesco, o Museu Imperial já havia divulgado sua programação regular, prevendo o funcionamento normal do Palácio e dos jardins, bem como a realização do espetáculo “Som e Luz” e da dramatização “Um Sarau Imperial”. Entretanto, após a divulgação da programação oficial do Carnaval pela Prefeitura de Petrópolis, que confirmou eventos com ampla concentração de público nas áreas contíguas ao complexo, tornou-se necessária a aplicação do referido protocolo, determinando a não abertura do Palácio e dos jardins e a suspensão das atividades culturais durante o período.

O Museu reafirma seu compromisso com o atendimento a seus públicos e reitera sua responsabilidade com a garantia da integridade física do patrimônio histórico, artístico e paisagístico sob sua responsabilidade.

Acesse a íntegra do ofício.