Na última semana de junho, o Museu Imperial realizou o lançamento do terceiro volume do Anuário do Museu Imperial-nova fase.
O evento contou com a presença de Pedro Karp Vasquez, autor de um dos textos da publicação, que, em conversa com o público, abordou sua relação com o Museu Imperial, iniciada na década de 1980, em especial, com a biblioteca da instituição.
Na ocasião, o público teve a oportunidade de acompanhar os comentários do pesquisador sobre a doação de parte de seu acervo ao Museu Imperial, um conjunto que abrange obras de referência sobre a História do Brasil, além de livros de fotografia e artes visuais.
Pedro Karp Vasquez expôs alguns dos álbuns que fazem parte de seu acervo pessoal, entre eles um exemplar com personagens ilustres, como o barão do Rio Branco. Em meio a fotos e litografias, foi possível ver locais, como Taquaril e o próprio Palácio Imperial de Petrópolis, atual Museu Imperial. O autor também apresentou as diferenças entre fotografias e litografias, explicou sobre tonalidades de cores que oscilavam entre marrom, violeta e outras, resultados obtidos devido ao material utilizado por cada fotógrafo da época.
Na mesa, também estavam presentes convidados, membros do Museu Imperial e o diretor, Mauricio Ferreira Vicente Junior, que comentou sobre a importância do terceiro volume do Anuário e sobre seu retorno, 36 anos após a interrupção da publicação. A retomada do periódico é o resultado de um trabalho coletivo de várias equipes da instituição e contou com a organização realizada pelo Núcleo de Pesquisa, que tem como responsável a historiadora Alessandra Fraguas.
O Anuário do Museu Imperial é uma publicação acadêmica com objetivo de fomentar e disseminar a investigação científico-acadêmica, apresentando trabalhos de várias áreas do conhecimento, como História, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia. Entre os textos presentes nesta edição estão: “O Terceiro Reinado no futuro do pretérito – Um novo olhar a respeito da transição de regime no Brasil”, do prof. Gabriel Meirelles Pinto; “Evocações do Império na morada do exílio: percalços de uma coleção brasileira no Castelo d’Eu”, do prof. Carlos Lima Júnior; “O Juramento da princesa Isabel: do juramento da princesa ao Museu Imperial”, da prof.ª Bárbara Ferreira Fernandes; “Sociabilidade intra-elite imperial na Petrópolis abolicionista: estratégias políticas e o ‘horizonte de expectativa’ para o Terceiro Reinado”, do prof. Lucas Ventura da Silva.
Os interessados podem adquirir exemplares do “Anuário do Museu Imperial-nova fase” na loja do Museu Imperial; e, para democratizar o acesso e divulgar amplamente a publicação, o Museu Imperial disponibilizou a versão digital, em formato PDF.