Instituto Brasileiro de Museus

Museu Imperial

Área de Pesquisa


CONTATO

E-mail: mimp.pesquisa@museus.gov.br

Falar com: Alessandra Fraguas ou Fabiano Cataldo de Azevedo


A Área de Pesquisa do Museu Imperial é um órgão interno de fomento e produção de investigação científico-acadêmica, diretamente ligada à Coordenação Técnica, que tem, na sua natureza e constituição, a missão de ser interdisciplinar e interligada aos diferentes núcleos e setores que constituem a organização interna do museu. Uma das suas missões é promover, de forma orgânica, a interligação destes núcleos e setores a fim de proporcionar uma ação de conjunto no que concerne à produção, circulação e extensão de conhecimentos produzidos no/pelo Museu Imperial.

A Área de Pesquisa visa à promoção de estudos no âmbito da História do Brasil, História Geral, História da Arte, História de Petrópolis, História Oral, História da Diplomacia Brasileira (séc. XIX), História do Pensamento Social Brasileiro, nas dimensões da História Social, da História Cultural e da História Política, em interface com a Epistolografia, a Arquivologia, a Museologia, a Crítica Literária, a Crítica Textual, a Biblioteconomia, a Numismática, a Heráldica, a Geografia Histórica, a Educação, a Educação Museológica, a Arquitetura, a Botânica e o Paisagismo Históricos e outras (sub)áreas com as quais possa estabelecer uma relação intertextual e interdisciplinar.

Com esta perspectiva transdisciplinar, acreditamos que o conhecimento é dinâmico e híbrido, fruto de investigações, produção de novos saberes e posterior divulgação e extensão dos mesmos. Seja através de publicações, de eventos científicos e de outros métodos e linguagens, a Área de Pesquisa atua no sentido não apenas de promover ações investigativas, mas também no sentido de compartilhá-las, promovendo um acesso mais democrático e universal aos bens culturais salvaguardados pelo Museu Imperial.


São funções e atribuições da Área de Pesquisa do Museu Imperial:

a) Fomento à Pesquisa: criar e executar projetos vinculados aos diferentes núcleos temáticos do museu; criar e executar projetos vinculados às agências oficiais de fomento, universidades, fundações e/ou centros de pesquisas oficiais e já constituídos; criar e executar projetos em cotutela com universidades, fundações e/ou centros de pesquisas oficiais e já constituídos; criar e executar convênios e/ou acordos de cooperação técnico-científico-acadêmicos com agências oficiais de fomento, universidades, fundações e/ou centros de pesquisas oficiais e já constituídos.

b) Publicações: criar e executar projetos editoriais (impressos e/ou eletrônicos) próprios da dinâmica dos núcleos temáticos do museu, bem como da diretoria e das coordenações; coordenar a publicação periódica do Anuário do Museu Imperial; criar e executar projetos de coedição com agências oficiais de fomento, universidades, fundações e/ou centros de pesquisas oficiais e já constituídos.

c) Educação e Extensão: criar e executar projetos de educação e extensão nos diferentes níveis da formação acadêmica: cursos, aulas, estudos dirigidos, estudos de caso etc., a fim de levar ao grande público um pouco do que se faz nos diferentes núcleos temáticos do Museu Imperial.

d) Eventos: criar e executar eventos acadêmico-científico-culturais que contemplem os diferentes núcleos temáticos do Museu Imperial, de forma particular as pesquisas realizadas no Arquivo Histórico, bem como reflexões e debates acerca de agentes históricos, eventos e circunstâncias próprias e particulares do universo de investigação do museu.

e) Apoio Especializado: apoiar e acompanhar, quando necessário, os diferentes núcleos temáticos do Museu Imperial, bem como a Direção e as Coordenações, nas suas principais demandas que estejam interligadas à natureza e às especificidades da Área de Pesquisa. Também se dará um apoio especializado aos pesquisadores do Arquivo Histórico, quando solicitado pelos servidores desse núcleo, no sentido de acompanhar e intercambiar ideias e possibilidades acerca das pesquisas nele realizadas.